A UNICIDADE DE DEUS
Por: Antonia Lima • 28/10/2019 • Trabalho acadêmico • 5.691 Palavras (23 Páginas) • 241 Visualizações
ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA ECLESIÁSTICA GOUVEA (ESTEG)
AMARILSON GOMES SIQUEIRA
COSME DOS SANTOS FERREIRA
FLAVIONEY ARAGÃO DA SILVA
FRANCISCO LUDIMAR DA SILVA
JOSÉ EDINALDO ALVES DE SOUZA
MARIA JOSÉ FERREIRA DE SOUZA
SELMA BARROS DE LIMA
A UNICIDADE DE DEUS
EIRUNEPÉ - AM
2018
AMARILSON GOMES SIQUEIRA
COSME DOS SANTOS FERREIRA
FLAVIONEY ARAGÃO DA SILVA
FRANCISCO LUDIMAR DA SILVA
JOSÉ EDINALDO ALVES DE SOUZA
MARIA JOSÉ FERREIRA DE SOUZA
SELMA BARROS DE LIMA
A UNICIDADE DE DEUS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Escola Superior de Teologia Eclesiástica Gouvêa-ESTEG como requisito final para obtenção de grau de Bacharel em Teologia Eclesiástica sob orientação do Bel. Julivan Freitas Pinho e Pr.Dr. German Aquiles Linhares Gouvea .
EIRUNEPÉ - AM
2018
AGRADECIMENTOS[pic 1]
Agradeço em primeiro lugar ao Criador de todas as coisas Jesus Cristo quem me deu esta oportunidade de poder realizar o meu sonho a Ele toda honra toda gloria todo louvor a seu Santo nome.
Em segundo lugar quero agradecer aos meus pais por ter me dado forças para continuar a minha caminhada e a minha querida esposa e filhos que tem contribuído com seu atendimento dado todos os dias a minha pessoa.
Finalizo meus agradecimentos a Deus pela vida do Pastor Gustavo Cezar de Albuquerque que tem sido um vaso maravilhoso, amigo e irmão usado por nosso salvador para nos transmitir o conhecimento enriquecendo assim as nossas vidas acadêmicas e espirituais.
[pic 2]
[pic 3]
Eu sou o alfa e o Ômega, o princípio e o Fim, diz o Senhor que é, e que era, é o que há de vir, o Todo Poderoso.
Bíblia sagrada, Apocalipse Cap.1:8
RESUMO[pic 4]
O presente texto relata um trabalho realizado no percurso acadêmico do Curso de Bacharel em Teologia Eclesiástica oferecido pela Escola Superior de Teologia Eclesiástica Gouvêa-ESTEG. O presente estudo se constituiu em uma tentativa de compreender o que vem se discutindo sobre a Unicidade de Deus. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar e compreender como se dá a relação entra Unicidade de Deus, Teologia Unicista e a Doutrina Unicista. Com relação à pesquisa, e um pesquisa bibliográfica, nessa linha de raciocino, percebe-se que há várias passagens nas escrituras que ensina que há um só Deus verdadeiro. Diante dos expostos muitos ensinam uma outra doutrina, e a palavra do senhor nos declara que se alguém ensina outra doutrina, e não se conforma com as são palavras do senhor Jesus Cristo é soberbo “ Eu sou o primeiro e eu sou o último (Isaias 44,6). Podemos reparar no versículo que Deus diz a frase “Eu sou” e também diz “Eu sou o primeiro e eu sou o ultimo”, aqui mesmo diz que não há outro Deus além dele referência com Isaias (43, 10) que diz que antes dele nenhum Deus se formou e depois dele nenhum haverá, ele somente é o único Deus.
Palavras Chaves: Unicidade de Deus, Teologia Unicista, Doutrina Unicista.
SUMÁRIO[pic 5]
1 INTRODUÇÃO 7
2 MILAGRES DE JESU3 O SACERDOCIO 9
4 DOZE EXIGENCIAS PARA SER UM SACERDOTE NO ANTIGO TESTAMENTO 17
- INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe-se a tratar da Unicidade de Deus, toma-se conhecimento, ou seja, construímos uma análise crítica da unicidade de Deus, com o objetivo de compreender a doutrina unicista com foco na unicidade de Deus, pois trata-se de uma contextualização histórica e compreensão da unicidade e teologia unicista.
É de conhecimento geral, que a Unicidade é uma característica ou condição ser único, de não haver outros; singularidade: compreensão de um fenômeno na sua unicidade. Segundo o dicionário online Priberam, unicidade significa “o que é único”. A palavra único, por sua vez, quer dizer: “Sem outro da sua espécie ou qualidade. Que só tem um elemento, uma unidade, um componente.” Portanto, no campo teológico, unicidade é a crença em um único Deus, onde não há divisão, não há partes ou “pessoas” que se completam. Ele é simplesmente um. (Tiago 2: 19)
Quanto à metodologia empregada, registra-se que foi utilizada a pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referência teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios. Gil (2007)
É importante ressalta, que pela dimensão do tema em questão não se permite em um só artigo definido o aprofundamento do referido assunto. Por isso, a proposta do presente trabalho é demostra aos leitores, de forma clara completa e ao mesmo tempo simples, o que significa o assunto abordado.
Este estudo justifica-se pela Bíblia Sagrada, que de fato a Bíblia hoje ajuda, os historiadores afirmar que, a Unicidade é a convicção de que Deus supremo é uno, único, ímpar e eterno. Bem como ele é o criador deste universo, não tem parceiro, nem outro igual, assim como não tem pai, nem mãe, nem esposa e nem filho. Pois ele origina a criação, a razão das dores e a motivação dos princípios, como é a ele que se aplicam as magníficas qualidades e os atributos mais sublime por que ele é o sapientíssimo, o prudentíssimo, o poderosíssimo e o imortal. Ele é o misericordioso, o equitativo, o generosíssimo, o influente, o gigante e o altíssimo.
Muito se debate, hoje em dia sobre a unicidade de Deus. Foi o que motivou a elaboração deste trabalho, pois compreender a unicidade de Deus, bem como, uma análise criticar entre as partes constituintes.
Os objetivos principais do presente trabalho foram descrever uma breve contextualização histórica da Unicidade de Deus, a compreensão da doutrina unicista, ou seja, unicidade de Deus, trazendo uma análise crítica, vê-se há diferença entre Unicistas e Unitaristas.
A partir destas considerações, visa-se responder a seguinte pergunta: O que é unicidade de Deus?
...