BUDISMO - O CAMINHO ÓCTUPLO
Por: 92231775 • 10/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 506 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
As Quatro Nobres Verdades
Os primeiros ensinamentos do Buda e também a base para os demais ensinamentos foram as Quatro Nobres Verdades, que são: verdade do sofrimento, verdade da origem do sofrimento, verdade da cessação do sofrimento e verdade do caminho que leva a cessação do sofrimento. Nesse contexto a palavra sofrimento se refere à insatisfação.
O objetivo desses ensinamentos é causar a libertação da ilusão. O comentário sobre o Tratado da Visão do Meio diz: “As quatro nobres verdades são o ponto de passagem entre a ilusão e a iluminação. Se compreendidas, alcança-se a santidade”.
A Primeira Nobre Verdade é a verdade do sofrimento, onde o Buda ensina que neste mundo não é possível conquistar a total satisfação, pois o ser humano é condicionado a passar por momentos de insatisfação, já é da própria natureza, uma experiência boa nunca durará para sempre, pois o homem é um ser limitado.
A Segunda Nobre Verdade é a verdade da origem do sofrimento, que são fontes de ilusão também conhecidas como os Três Venenos: a cobiça, a raiva e a ignorância. A terceira Nobre Verdade é a verdade da cessação do sofrimento, onde a busca pelo ideal é o maior objetivo, e o ideal é a vida sem sofrimento e outros fatores que causam insatisfação.
A Quarta Nobre Verdade é a verdade do caminho que leva a cessação do sofrimento, todos ensinamentos levam para esse último objetivo que é superar as causas do sofrimento e a busca do equilíbrio pode ser atingida, onde a forma mais simples é seguir o Nobre Caminho Óctuplo.
O Caminho Óctuplo
É chamado óctuplo, pois este caminho é dividido em oito partes, são elementos morais onde o objetivo central é a libertação total do sofrimento e da ilusão. Esse caminho é fundamental para seguir os ensinamentos do Buda, o ideal é que essas oito partes sejam seguidas simultaneamente, são elas:
- Compreensão Correta (Samyag-drsti);
- Pensamento Correto(Samyak-samkalpa);
- Fala Correta (Samyag-vac);
- Ação Correta (Samyak-karmanta);
- Meio de Vida Correto (Samyag-ajiva);
- Esforço Correto (Samyak-vyayama);
- Atenção Correta (Samyak-smrti);
- Concentração Correta (Samyak-samadhi).
A compreensão Correta é o entendimento profundo das verdades do budismo, o Pensamento Correto é o pensar só em coisa positivas, refletindo assim nas ações do homem, a Fala Correta é fazer o bom uso da voz, não mentir, não enganar ou falar rudemente, a Ação Correta é praticar a boa conduta, não matar ou roubar, não fazer uso de drogas ou de algo que afete a saúde, o senso do ético predomina.
No Meio de Vida Correto deve ser seguido os preceitos da Ação Correta, o Esforço Correto é a busca por uma vida satisfatória onde os erros do passado são esquecidos e servem de aprendizado para não cometer novamente, o esforço por ações positivas deve ser diário, a Atenção Correta é ter um equilíbrio entre os sentimentos, os fenômenos e a mente, Concentração Correta é a meditação praticada pela união do esforço correto com a atenção correta.
...