Cultura Religiosa
Por: jijo005 • 21/5/2015 • Monografia • 719 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Jihad HAMMOUD TAHA
BERNARDO Chagas
NIILISMO
TECNOCIENTÍFICO,
HOLISMO MORAL E A 'BIOÉTICA GLOBAL'
CURITIBA
2015
Artigo: Niilismo tecnocientífico, holismo moral e a 'bioética global' de V. R. Potter
O artigo “Niilismo tecnocientífico, holismo moral e a ‘bioética global’” apresenta a moralidade contemporânea sob dois pontos de vista muito adversos. Basicamente, trata-se da bioética e do niilismo.
A bioética defende a vida e a dignidade humana dos abusos feitos pelas novas tecnologias implantadas no ramo da medicina, a fim de interromper qualquer processo que venha ferir a vida.
Os conceitos niilistas vão de encontro aos preceitos da bioética, pois os mesmos tratam-se de ceticismo radical. Por tanto, não há razão para a defesa da vida, já que não existe um real sentido.
No texto de Potter, vários especialistas passaram a considerar a bioética como um conjunto de aspectos explicativos e normativos relacionados a biomedicina. A ideia seria aliar a ciência com a transcendência, para que houvesse aplicabilidade dos valores e princípios éticos e morais, dentro do campo da ciência e da biomedicina. Essa visão tem sido recuperada pelo holismo. A pretensão destes filósofos, cientistas, especialistas no ramo da bioética e a filosofia niilista se concentra em conseguir integrar conceitos tecnocientificismo e a moral bioética global.
Atualmente, existem mais de um tipo de niilismo, podem ser divididos em quatro, sendo estes: niilismo político, niilismo existencial, niilismo negativo e niilismo moral. Segundo o niilismo político, a destruição de forças religiosas, políticas e sociais é fundamental para um futuro melhor. O niilismo existencial diz que não há sentido ou finalidade alguma na existência do ser humano, e por isso não deve haver preocupação com a vida e dignidade humana. O niilismo moral se trata de um ponto de vista em que nenhuma ação deve ser considerada moral ou imoral. Já o niilismo negativo, aquele que deu origem a todos os outros, traz como ponto de partida a negação do mundo perceptível aos sentidos, assim poderia se obter o paraíso.
Ao apresentar os vários conceitos niilistas acima, podemos estabelecer um paralelo com o que diz o artigo de Potter, pois nele é tratada a moralidade sob um ponto de vista niilista. Assim podemos entender melhor a pretensão dos especialistas ao tentar trazer para a atualidade uma aliança entre ciência e transcendência.
Em minha opinião, o ponto de vista niilista traz um pragmatismo profundo para a nossa existência, nos tornando criaturas sem razão de existir. Pois se não há um propósito final para que existamos, não há, simplesmente, porque existirmos.
Ao contrário disso, a bioética se faz muito mais sensata ao buscar o respeito a qualquer forma de vida e a dignidade humana. Além disso, através da aplicação dos preceitos da bioética a humanidade deve continuar em sua constante evolução, não só física e biológica, mas cientifico-acadêmica também, pois deste modo, todos estaremos aliando ciência e transcendência. Todo esse processo evolutivo não deve se estagnar, pois o sentido encontrado por nós para sobrevivermos e nos evoluir, se encontra nas próximas gerações.
...