EXEGESE DO DIZIMO
Por: Rogério de Lima • 14/5/2017 • Relatório de pesquisa • 2.443 Palavras (10 Páginas) • 738 Visualizações
wanderley dos santos
Exegese deuteronômio 14.22-29
Trabalho apresentado ao Prof. Dr. Tércio M. Siqueira, com vistas à aprovação no Módulo. Metodologia de Estudos da Bíblia do Antigo Testamento. 2º Ano, Matutino, do Curso de Bacharel em Teologia da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, Universidade Metodista de São Paulo.
São Bernardo do Campo — Maio de 2014[pic 1]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
TEXTO BÍBLICO 4
ESTRUTURA LITERÁRIA 5
Explicação da Estrutura 6
Data e Local 6
COMENTÁRIO 7
I- Regulamentação básica – v. 22 7
II- Regulamentação do Dízimo anual - v. 23-26 8
III- Regulamentação sobre o dízimo trienal – v. 27-29 9
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade desenvolver uma exegese da perícope de Deuteronômio capítulo 14, versículos 22 a 29. Trataremos sobre o tema Dízimo, como uma regulamentação básica.
Utilizaremos duas traduções para exegese: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada e uma tradução provisória do Prof. Tércio Machado Siqueira. Os comentários serão feitos com base em alguns livros, dicionários e comentários bíblicos.
TEXTO BÍBLICO – DT 14.22-29
22. Dizimarás, ´asar, todo o produto, tebu`ah, de tua semente, zera´, o que sai, yasa`, do campo sader, ano a ano, xanah.
23. E comerás, `akal, diante de, panim, Javé, teu Eloim, no lugar, maqom, que escolher bahar, para ali habitar, xakan, Seu nome, xem, o dízimo, ma´aser, do teu trigo, dagan, do teu vinho, tirox, e do teu azeite virgem, yisehar, e dos primogênitos, bekor, do teu gado maior, baqar, e das tuas ovelhas, so`n, para que aprendas, Iamad, a temer, yara`, a Javé, teu Eloim, todos os dias, yom.
24. E se tornar grande, rabah, de ti teu caminho, derek; Se não fores capaz, yakal, de erguê-lo, nasa`; Se estiver distante, rahaq, de ti o lugar que Javé, teu Eloim, escolher, bahar, para ali pôr, xim, Seu nome porque Javé, teu Eloim, te abençoará, barak.
25. E darás, natan, em prata, kasep, e amarrarás, sur, a prata na tua mão, yad, e caminharás, halak, para o lugar, maqom, que Javé teu Eloim escolher, bahar, nele.
26. E darás a prata em tudo o que deseja, `awah, a tua vida, nepex: por gado maior, baqar, e por ovelha, so`n, e por vinho, yayin, e por bebida forte, xekar, e por tudo que pedir, xa`al, tua vida, nepex. E comerás, `akal, ali, diante, panim, de Javé, teu Eloim. E alegrarás, xamar, tu e tua casa, bayit.
27. E o levita, lewi, que está em tuas portas, xa´ar, não abandonarás, ´azab, pois não há para ele parte, heleq, e herança, nahalah, contigo.
28. Ao fim, qesat, de três anos, xalox xanim, farás sair, yasa`, todo dízimo, ma´aser, do teu rendimento, tebu`ah, no ano que ele é. E colocarás, nuah, em tuas portas, xa´ar.
29. E virá, bo`, o levita, lewi, atenção! Não há para ele parte, heleq, e herança, nahalah¸ contigo. E o estrangeiro, ger, e o órfão, yatom, e a viúva, `alemanah, que (estão) em tuas portas, xa´ar, e comerão, `akal, e saciar-se-ão, saba. Desse modo, Javé, teu Eloim, abençoará, barak, em toda obra, ma´aseh, que tua mão, yad, fizer, ´asah.
ESTRUTURA LITERÁRIA
I- Regulamentação básica – v. 22
- A instrução: Tu dizimarás...
- O produto a ser dizimado: produto de tua semente... do campo
- Data de entrega: Ano a ano
II- Regulamentação do Dízimo anual - v. 23-26
- Regulamento para a cerimônia de entrega do dízimo – v. 23
- A refeição
- O local
- Os ingredientes
- Razão – Para que aprendas a temer a Javé...
- Instrução alternativa – v. 24-26
- Caso – v. 24
- Os que moram distante
- Os que não têm condições físicas de carregar
- Os que têm dificuldade de ir ao Templo
- Recomendação – v. 25
- Trocar o produto por valores
- Levar os valores ao Templo
- A cerimônia de entrega do dízimo anual – v. 26
III- Regulamentação sobre o dízimo trienal – v. 27-29
- Recomendação preliminar – v. 27
- Destinatário: os levitas
- Razão
- Recomendação básica – v. 28
- Data
- Produto a ser dizimado
- Local de entrega
- Desdobramento – v. 29
Explicação da Estrutura
Este texto apresenta uma regulamentação para o povo de Israel, falando sobre a importância do dízimo para comunidade. Podemos dividi-lo em três partes: regulamentação básica no versículo 22, a regulamentação do dízimo anual nos versículos 23 a 26, trazendo a razão do Dízimo anual (23b) e a instrução alternativa (24-26). E por fim a regulamentação do Dízimo Trienal com a especificação e benção.
...