Introcução as Sagradas Escrituras
Por: Sara Rascaglia • 8/2/2016 • Dissertação • 834 Palavras (4 Páginas) • 360 Visualizações
As Sagradas Escrituras
A Bíblia é a mensagem de Deus aos homens. Ela traz a auto manifestação de Deus. Deus se revela como pessoa, nós da a conhecer o seu caráter e a sua personalidade. A manifestação de Deus tem como objetivo nos dar uma bíblia a fim de que saibamos que o conhecimento sobre as coisas de Deus nos leve ao conhecimento de Deus, ou seja, o objetivo das Escrituras é relacional, sendo a mensagem de Deus ao coração dos homens. A bíblia vem do vocábulo grego que significa livro ou livros. O autor da bíblia é o Espírito Santo de Deus, como está escrito em II Pe 1.20-21 “Acima de tudo, porém, lembrem disto: ninguém pode explicar, por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas.Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus,” e em II Tm 3.16-17 “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.”
E sua identidade e o seu efeito na vida do homem está escrito em Hb 4.12 ”Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas”, portanto podemos dizer que o Espírito Santo e a Palavra de Deus são inseparáveis.
A Bíblia é dividida entre Velho Testamento e Novo Testamento, não podemos entender porque existe a nação judaica sem o Velho Testamento e não podemos entender porque existe a Igreja sem o Novo Testamento. O Velho Testamento foi escrito e preservado pelos judeus por mais de um milênio antes de Jesus e o Novo Testamento foi produzido pelos discípulos de Cristo. Originalmente a Biblia não foi escrita com a divisão que temos hoje, em capítulos e versículos, essas divisões ocorreram posteriormente. Nos manuscritos originais não existem essas divisões, o responsável pela divisão foi um professor da universidade de Paris no ano de 1551, sendo a Bíblia o primeiro livro impresso da história, e segundo ele a Bíblia contem 1.189 capítulos e 31.173 versículos. Vejamos então como é dividido o Velho Testamento e o Novo Testamento.
A palavra Testamento foi traduzida como aliança ou pacto que Deus fez com seu povo, um testamento só tem validade após a morte do testado, Jesus Cristo. Os crentes do Velho Testamento esperavam pelo messias e olhavam para Cristo em perspectiva, e os do Novo Testamento crêem e olham para Cristo em retrospectiva.
A Bíblia é composta por 66 livros:
- Velho Testamento está descrito a aliança de Deus com o povo de Israel, sendo constituído de 39 livros que vai de Genesis ate Malaquias.
- Novo Testamento é inaugurado com a vinda do Messias, Jesus Cristo. Nessa nova aliança vemos Cristo dando Sua vida para a salvação dos que crêem (tanto os do povo de Israel quanto as pessoas de outras nações) e inaugurando a igreja, que foi depois continuada pelos apóstolos. Vemos ainda no Novo Testamento a indicação clara da segunda vinda de Jesus Cristo para selar plenamente a “aliança”. Isso se dará através do fim dos tempos, do juízo final, sendo 27 livros que vai de Mateus a Apocalipse.
Velho Testamento
[pic 1]
- Pentateuco: “penta” que significa "cinco", e “teucos”, que pode ser traduzida como "pergaminhos". Ou Livro da Lei de Moises, sendo de sua autoria.
- Livros Históricos: um conjunto de histórias e acontecimento que vem depois do Pentateuco.
- Livros Poéticos: escritos em linguagem poética, fazendo uso de metáforas, e têm um caráter de ensinamento para alcançar a sabedoria.
- Profetas Maiores: é um conjunto de livros poéticos mais extensos e o termo "maior" refere-se ao tamanho ou ao tempo em que os Profetas duraram profetizando.
- Profetas Menores: Eles são assim conhecidos pelo seu pequeno volume literário.
Novo Testamento[pic 2]
- Evangelhos: contam a vida de Jesus, a fim de preservar seus ensinamentos ou revelar aspectos da natureza de Deus.
- Atos: é o nome dado a uma etapa da história do cristianismo que se inicia após a Ressurreição de Jesus
- Epístolas de Paulo (cartas): é como são conhecidas o conjunto de cartas do apóstolo Paulo que escreveu as epístolas para as comunidades que visitara, pregando e ensinando as máximas cristãs.
- Epístolas Gerais (Cartas): que foram escritas para ensinar e pregar o evangelho. (pedir para abrir a bíblia onde tem um esboço sobre cada carta)
- Apocalipse: escrita por João que relata os acontecimentos do fim dos tempos e a vinda de Jesus.
...