O CONTRATE ENTRE PIEDADE E GANÃNCIA
Por: Toninho Silveira • 9/8/2016 • Artigo • 547 Palavras (3 Páginas) • 498 Visualizações
Instituto Teológico Quadrangular
CAPITULO 6
TOPICO 3
O CONTRATE ENTRE PIEDADE E GANÃNCIA
Poços de Caldas
2016
Antônio Carlos da Silveira Neto
CAPITULO 6
TOPICO 3
O CONTRATE ENTRE PIEDADE E GANÃNCIA
Trabalho apresentado à Liderança I do Instituto Teológico Quadrangular
Orientadora: Prof. Maria Aparecida
Poços de Caldas
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 – O LIDER E OS MALES DO AMOR AO DINHEIRO .........................................04
3 – RESTAURANDO A CASA DE DEUS ...............................................................05
2 REFERÊNCIAS 06
O CONTRASTE ENTRE PIEDADE E GANÂNCIA
1 – INTRODUÇÃO
Em primeiro lugar Timóteo Paulo nos ensina sobre os falsos mestres, mostrando as intenções malignas de suas doutrinas que discorrem em debates inúteis ao invés de praticar as verdades cristãs.
No capítulo 6 Paulo ordena medidas a serem tomadas, quais sejam:
- Contra os falsos mestres e a respeito deles fala que são orgulhosos e nada entendem e que toda discussão resulta na inveja, brigas e difamações, e em suas mentes corrompidas pensam que a piedade é fonte de lucro;
- Diz que quanto aos que são pobres a piedade é lucro pois se contentam com o que tem pra comer e vestir;
- Como homem de Deus deve fugir destas coisas Seguindo a justiça, a paciência, a fé o amor, a paciência e mansidão e apregoando a todos este caminho.
- Ensina aos cristão que são ricos que façam o bem, enriqueçam em boas obras e repartam de boa mente e sejam comunicáveis;
Os falsos profetas aspiravam à fama e riquezas, contrapondo ao principio de o verdadeiro ganho está na piedade com contentamento.
O termo orgulhoso é a melhor descrição para definir o verdadeiro caráter desses falsos mestres. Eram fascinados por guerras de palavras, questões polemicas que geravam contendas.
2 – O LIDER E OS MALES DO AMOR AO DINHEIRO
O dinheiro em si não é mau, o problema é quando ele se torna objeto de desejo. O amor ao dinheiro é o principal problema abordado pelo texto de Paulo, este amor é um desejo que controla a pessoa e que não pode ser saciado. O risco maior é o afastamento da fé genuína.
3 – RESTAURANDO A CASA DE DEUS
Jesus quando da purificação do Templo de Deus deixou uma grande exortação, pois quando os lideres pensam que a piedade é fonte de lucro, ou de bens materiais, ou realização pessoal; Primeiro observou o que estava acontecendo, desordem, o comercio rentável, os altos lucros para cambistas e sacerdotes que rejeitavam os animais trazidos do campo, obrigando as pessoas a comprarem com eles animais melhores e mais caros, tomavam os animais trazidos dos campos como parte do pagamento e depois revendiam-no por maior preço para outros.
...