O Sentido De Irmandade E Fraternidade
Por: hadron3131 • 19/4/2023 • Artigo • 560 Palavras (3 Páginas) • 81 Visualizações
SENTIDO DE IRMANDADE E FRATERNIDADE
- INTRODUÇÃO
Pretende-se com esta peça de arquitetura apresentar um breve estudo sobre a o Sentido de Irmandade/Fraternidade na maçonaria.
- IRMANDADE e FRATERNIDADE NA MAÇONARIA
Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra Irmão apresenta os seguintes significados:
1) Filho do mesmo pai e da mesma mãe, ou só do mesmo pai (irmão consanguíneo), ou só da mesma mãe (irmão uterino), em relação a outros filhos;
2) Membro de confraria ou de irmandade;
3) Correligionário, confrade, camarada;
4) Frade ou religioso que não recebe as ordens sacras, embora tenha emitido os votos;
5) Membro da Maçonaria.
A origem do hábito dos maçons tratarem-se como irmãos é antiga. De acordo com o Maçonólogo Luiz PRADO: “A origem do cordial tratamento de irmão foi adotada pelos maçons desde os tempos de Abraão, o patriarca bíblico. Segundo a história, estando ele e sua mulher domiciliados no Egito, lá ensinavam as sete ciências e contou entre os seus discípulos um de nome Euclides, tão inteligente que não demorou nada em tornar-se mestre nas mesmas ciências, ficando por isso bastante afamado como ilustre personagem.
Então Euclides, a par com suas aulas, estabeleceu regras de conduta para o discipulado: em primeiro lugar, cada um deveria ser fiel ao Rei e ao país de nascimento; em segundo lugar, cumpria-lhes amarem-se uns aos outros, a serem leais e dedicados mutuamente. Para que seus alunos não se descuidassem destas últimas obrigações, ele sugeriu aos mesmos que se dessem, reciprocamente, o tratamento de “irmãos” ou “companheiros”.
A Maçonaria cultiva a tradição e uma dessa vertente é o respeito e obediência a princípios universais e imutáveis, conhecidos como Landmarks.
Na maçonaria o significado da palavra IRMÃO está intimamente ligada ao ritual de iniciação a que todos os maçons foram submetidos. A magia do renascer sob as mesmas condições, do ventre da Mãe Terra (simbolizado pela Câmara de Reflexões) e dos mesmos rituais das viagens simbólicas pelos quatro elementos, por qual todos nós passamos, dão aos maçons a certeza que possuem a mesma origem iniciática. Os maçons são, desta forma, “Irmãos” na verdadeira concepção da palavra, tendo um parentesco que ultrapassa a matéria perecível, sendo unidos pelo espírito, que é imortal.
O processo de Iniciação destina-se a realizar psicologicamente no indivíduo, a passagem de um estado do ser considerado inferior, para um estado superior, a transformação do “profano” em “iniciado”. Os atos simbólicos expressos nas provas físicas e morais objetivam infundir no indivíduo uma purificação, que o leva a deixar para trás sua vida anterior, profana, envolvida em trevas, morrendo simbolicamente para enfim renascer para uma outra vida destinada ao aprimoramento moral e espiritual.
- CONCLUSÃO
Concluímos que a o sentido de Irmandade e Fraternidade maçônica é muito mais ampla e completa do que a existente entre irmãos biológicos, pois trata-se de uma irmandade onde todos partilham dos mesmos ideais, princípios e buscam o aprimoramento moral e espiritual.
...