O Sermão Expositivo "A Lei Que Conduz a Cristo"
Por: Juliogonzaga • 5/11/2023 • Ensaio • 424 Palavras (2 Páginas) • 95 Visualizações
Sermão expositivo – A Lei que conduz a Cristo
Nome do aluno: Julio Gonzaga dos Santos
Link para vídeo do sermão: https://youtu.be/OJR94YHlzHU
Nome do Tipo de sermão: Sermão Expositivo
Texto Bíblico a ser utilizado: Romanos 7.7-13
Tema ou assunto: Liberdade em Cristo
Título: A lei que conduz a Cristo
Introdução – O texto de Paulo aos romanos traz em seu bojo uma questão relevante para o evangelho: A significação de Cristo no plano da salvação. Para tanto, ele explana sobre a lei de Deus, entregue à humanidade, a fim de lançar luz sobre a sua situação deplorável de pecado. A eficácia de uma mensagem evangelística depende crucialmente dessa explanação, para que se reconheça a Jesus Cristo como o único salvador, capaz de nos religar a Deus.
Tópico I – Abordagem correta da Lei – Evidencia a nossa transgressão – v.7,8
Ilustração: Semelhança às leis de trânsito.
Tópico II – A ação da lei – Tristeza segundo Deus – v.9,10,11
Ilustração: 2 Coríntios 7.10 complementa este texto. A tristeza que produz arrependimento.
Aplicação: Ninguém se submete a um tratamento dolorido sem considerar quais serão seus benefícios. Aceitar a Cristo exige renúncia, abnegação, ninguém pode vir a Ele e aceitar que ele morreu pelos seus pecados se não reconhecer em si estes delitos, e reconhecer também que a morte seria justamente aplicada em si.
Tópico III – A lei de Deus é santa embora evidencie o mal excessivo – v.12,13
Ilustração: Paulo advoga a favor da lei, embora seu efeito no homem seja evidenciar o mal causado pelo pecado.
Aplicação: Imagine um paciente fazendo exames para verificar a presença de um tumor. Mesmo que o resultado seja positivo, não podemos culpar o exame pela presença das células cancerígenas, pelo contrário, o exame ajudará no início e no tipo de tratamento.
Conclusão – O evangelho moderno tem deturpado a mensagem da cruz. Na tentativa de suavizá-la, ou torná-la mais atraente, acabam por subtrair dela a mensagem confrontadora, de tristeza que o reconhecimento de pecados provoca. Mas é a única forma de expor as verdades bíblicas e oferecer ao ouvinte subsídios suficientes para tomar a sua decisão.
...