Os Dons e Ministérios Desenvolvidos na Minha Vida
Por: edudenty • 11/9/2018 • Trabalho acadêmico • 574 Palavras (3 Páginas) • 311 Visualizações
Dons e ministérios desenvolvidos na minha vida.
Eduardo Costa Nunes
Prof.ª Paulo Duarte
Instituto Teológico Quadrangular – 042 RS
Dons e Ministérios
28/05/2018
RESUMO
Neste trabalho irei falar sobre meus dons e ministérios, com base nos questionários do livro Dons e Ministérios do próprio curso, e comentando qual dom espiritual se encaixaria melhor para que o meu ministério seja alavancado de forma conduzida pelo Espírito. Sempre utilizando de situações da minha vida para mostrar que o teste foi praticamente certeiro, as características desenvolvidas combinam tanto no resultado de dom pessoal, quanto dom ministerial.
Palavras chaves: ensino, mestre, dons.
Todas as fases da minha vida pude notar algumas características que se sobressaiam sobre outras, mesmo naquelas em que adquiri antes da conversão. Minha principal característica como pessoa é procurar saber como realmente são as coisas, como funcionam, a verdadeira interpretação de algo e consequentemente a facilidade para ensinar. Nunca fui de aceitar opiniões sem pesquisar e também nunca dei opinião sem embasamento.
Ao estudar os dons pessoais, que Deus nos dá desde o nascimento, pude então perceber melhor aquilo o Pai me concebeu. No questionário de dons pessoais o meu resultado foi Ensino, confesso que achei que ia dar primeiro lugar Governo e após Ensino, porém ao conversar com algumas pessoas próximas, as mesmas falaram que o resultado estava corretíssimo.
Então comecei a lembrar principalmente da época de escola, onde eu sempre ajudava e ensinava meus colegas nas matérias em que tinham dificuldade, sempre tive essa facilidade de aprender algo e também a facilidade de transmitir aquilo que eu sei. Posso dizer que fiz sempre diz em Provérbios 4:13ª “Apegue-se à instrução, não a abandone”, sempre apegado ao ensino, ao aprendizado, aprender para ensinar.
Em seguida falamos e aprendemos sobre os dons ministeriais e logo me identifiquei com o dom de Mestre. Sempre tive o costume de estudar a palavra, não somente ler, sim procurar extrair a verdadeira mensagem que o Espírito Santo queria me entregar naquela leitura. Pesquisava a origem das palavras, o contexto histórico e cultural para entender melhor a leitura. Nunca li as sagradas escrituras corrida, sempre me detinha nos livros e ficava meses estudando.
Lembro que no ano de 2009 busquei por sabedoria, fiquei o ano inteiro estudando Provérbios e Eclesiastes, e a cada estudo eu pedia ao Senhor para que ele abrisse a minha mente para receber mais. Creio que isso é refletido pelo meu temperamento também, sou uma pessoa mais racional e analítica, dificilmente faço algo sem pensar nas consequências e em outras “saídas”.
Levando para o lado ministerial procuro sempre em minhas pregações trazer um ensinamento prático e de forma mais didática possível entregar aquilo que o Espírito Santo quer trazer para a igreja. Vejo que os três dons de revelação seriam ótimos para complementar e ajudar a alavancar o meu ministério. O dom de discernir espíritos já um dom que possuo.
...