Princípios de uma comunicação saudável para casamentos duradouros
Por: Roberval Junior • 3/9/2018 • Artigo • 6.159 Palavras (25 Páginas) • 177 Visualizações
Instituto Missionário Palavra da Vida
Roberval Pereira dos Santos Júnior
Princípios de uma comunicação saudável para casamentos duradouros
Artigo apresentado ao Profº Carlos Champlin em cumprimento parcial da disciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica.
Benevides
2016
RESUMO
É o sonho de muitas pessoas o casamento, e mais ainda é a expectativa e o objetivo de todos um casamento saudável. Porém no decorrer da vida do casal eles passam por conflitos e desentendimentos que se não forem tratados podem se tornar grandes problemas para o casamento impedindo-o de cumprir seu objetivo de glorificar a Deus. Uma forma de tratar e prevenir esses problemas é por meio de uma ferramenta muito importante para qualquer relacionamento, a comunicação. Se utilizando dela não podemos esquecer que de todas as formas que nos comunicamos devemos ter o cuidado e a preocupação de transmitir benção e edificar ao outro, não agredir e ofender. Também precisamos nos lembrar que todas as nossas demonstrações de amor devem ser a exemplo de Cristo, amando ao Senhor em primeiro lugar e ao nosso próximo como a nos mesmo.
Palavras-Chave: Casamento. Comunicação. Amor. Sacrifício. Prioridades. Humildade. perdão.
Sumário
1 introdução 4
2 O que realmente importa no casamento 5
2.1 O encanto por coisas menos importante 5
3 Ame a Deus em primeiro lugar 7
3.1 Com seu coração 7
3.2 Com sua alma 8
3.3 Com seu entendimento 8
3.4 Com sua força 9
3.5 Ame como Jesus ama você 10
3.5.1 Colocando a doutrina em pratica 10
4 Mantendo a firmeza nos momentos de maior desânimo 11
4.1 Adiamento da auto satisfação 11
4.2 Amor sacrificial 11
4.2.1 Escolha aceitar 12
4.2.2 Escolha ter comunhão 13
5 A comunicação que elimina os ruídos 13
5.1 Como ser realmente ouvido 14
5.2 O perigo de julgar, cuidados que devemos ter 15
5.3 A humildade 15
5.4 Perdão pleno e gratuito 16
5.5 Quebrando o ciclo da hostilidade 17
6 conclusão 19
referências 20
Obras consultadas 21
- introdução
Casamento é à base de todas as sociedades, o sonho de todas as pessoas. A todo o momento somos bombardeados pela necessidade de nos relacionarmos e de ter alguém ao nosso lado. Quem não tem esse sonho ou não pensa em passar por esse momento onde cada um compartilha votos e demonstra o compromisso de fidelidade e amor ao outro?
Muitos são os motivos pelas quais as pessoas se casam: afinidade entre elas, a estabilidade financeira, os planos de futuro ou o amor. Porém ninguém casa pensando em ser infeliz ou fazer o outro infeliz, as pessoas não se casam pensando em divorcio, seus objetivos geralmente são dignos e demonstram o cuidado e o amor um pelo outro. Mas o que acontece é que as pessoas não se preparam para o casamento, em suas vidas elas gastam mais tempo se preparando para a profissão e outras coisas do que para o casamento. Muitas vezes acreditam que o relacionamento e a vida a dois ocorrerá de forma natural e qualquer dificuldade ou obstáculo que vier será superado de forma simples como as outras coisas da vida. Como se realmente fosse tão simples assim, não que o casamento seja apenas tristezas, mas de fato é necessária uma atenção, pois se tratam de duas pessoas diferentes que passam a se tornar uma carne, vivendo juntas e compartilhando tudo.
A decisão de se casar provavelmente tem um impacto mais profundo na vida de uma pessoa do que praticamente qualquer outra decisão. Portanto ela exige uma mudança drástica na vida e não só isso traz uma responsabilidade onde cada um deve assumir suas responsabilidades no papel familiar.
- O que realmente importa no casamento
No meio de uma sociedade influenciada por tantas coisas homens e mulheres possuem diversas motivações para se casarem: amor, compatibilidade, historia familiar, bom planejamento, conhecimento e fé comum. Porém existe algo maior que deve estar por trás de qualquer motivação, que será uma influencia e possibilitará um casamento prospero. Esse algo maior é o que acreditamos sobre Deus e a forma como nos relacionamos com Ele. "Aquilo que acreditamos sobre Deus e sobre o que significa viver para Deus é a nossa teologia" (HARVEY, 2009, ) e a maneira como o casal constrói seu casamento dia a dia, ano a ano é modelada fundamentalmente por sua teologia. Ela dirige o modo de pensar, falar e agir dos cônjuges.
...