Puebla "Opção pelos Pobres"
Por: admjosemar • 22/6/2015 • Trabalho acadêmico • 379 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
DOCUMENTO DE PUEBLA.
N°. 2.2 Compartilhar as angústias.
O Documento de Puebla apresenta as várias angústias do povo, principalmente o Latino Americano. Com uma reflexão a partir da realidade social e seu contexto sociopolítico o documento e numera vários elementos de exclusão principalmente dos que vivem marginalizados. Assim busca alternativas para uma conversão pastoral a partir de uma opção pastoral pelos POBRES e jovens.
Das angustias apresentadas no documento, podemos destacar;
- dos que vivem a solidão
- problemas entre as famílias
- falta de sentido da vida, principalmente os que nascem a luz da pobreza.
- escândalos por parte dos cristãos
- a diferença entre ricos e pobres.
“Os números 31 a 49 do documento fazem um elenco dos pobres da América Latina: indígenas e afro-americanos, camponeses sem terra, operários, desempregados e subempregados marginalizados e aglomerados urbanos, jovens frustrados socialmente e desorientados, crianças golpeadas pelas pobreza, menores abandonados e carentes, a mulher. Em outros textos, o documento se refere ainda aos migrantes e às prostitutas”.
Destaca-se “Esta situação de extrema pobreza generalizada adquire, na vida real, feições concretíssimas, nas quais deveríamos reconhecer as feições sofredoras de Cristo, o Senhor (que nos questiona e interpela): - feições de crianças, golpeadas pela pobreza ainda antes de nascerem, impedidas que estão de realizasse, por causa de deficiências mentais e corporais irreparáveis, que as acompanharão por toda a vida; crianças abandonadas e muitas vezes exploradas de nossas cidades, resultado da pobreza e da desorganização moral da família;” (N° 31-32).
Podemos destacar também:
- Os jovens desorientados por não encontrar seu lugar na sociedade; (33).
Angustias que brotam da falta do respeito à dignidade do ser humano.
- o não direito a vida, saúde, educação, moradia, trabalho...
- o abuso do poder, repressão sistemática ou seletiva, campanha de delação, violação da privacidade, pressões exageradas de torturas e de exílos .
- Angustia da guerrilha, terrorismo e sequestros.
- falta de participação social nos vários níveis (sindicatos...).
- deteorização do quadro político e a participação dos cidadãos na condução da nação.
- a economia do mercado livre. (Ideologias liberais).
- as ideologias marxistas, sacrifício dos valores cristãos, por discursos utópicos.
- o regime totalitário (Segurança Nacional).
A Igreja tornou-se a defensora dos pobres e jovens marginalizados, denunciando as injustiças praticadas em toda a America Latina, estigmatizada pelos vários regimes e sistemas opressores vigentes na época.
...