Qual a diferença entre a Revelação e Inspiração?
Por: Nane Alves Gomes • 6/5/2017 • Trabalho acadêmico • 603 Palavras (3 Páginas) • 13.541 Visualizações
CURSO LIVRE DE TEOLÓGIA
Data: 14.02.17
BIBLIOLOGIA
AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 2
- Qual a diferença entre a Revelação e Inspiração?
Revelação é a comunicação de Deus com o homem, diz respeito ao ato de Deus comunicar diretamente a verdade divina antes desconhecida, já a Inspiração se refere a “forma” como Deus se comunicou, é a comunicação dessa verdade, ou seja, como essa verdade foi registrada.
- Explique o processo de Inspiração da Bíblia, também com base nos termos gregos originais.
A Bíblia é a palavra de Deus, escrita por homens inspirados por Deus, essa inspiração supervisiona todo o processo de escrita da Bíblia, o termo grego utilizado para definir inspiração é Theuspneustos, que quer dizer “soprado por Deus”, significa o processo pelo qual Deus transmitiu a sua mensagem ao homem, dotada de autoridade divina para a fé e para a conduta daquele que nEle crê.
O processo de inspiração é formado por quatro elementos específicos:
- Deus como causa/origem – Ele é o autor da Bíblia, Deus revelou a sua palavra aos homens inspirados e estes a registraram.
- Ação do Espírito Santos – No sentido vertical é Deus se revelando diretamente ao homem e no sentido horizontal é a disseminação da escritura, do registro escrito do autor, passando por traduções, cópias e versões até o texto íntegro e preservado nos dias de atuais.
- Homem como instrumento – Deus usou características específicas de cada autor para escrever a verdade divina.
- Autoridade Escrita – A bíblia é o resultado final da verdade revelada pelo próprio Deus através dos profetas e isso a reveste de autoridade escrita.
- A Inspiração Plenária é a posição teológica completa e adequada de Inspiração, justifique.
É a forma verdadeira de aceitação e entendimento da Bíblia, pois a própria palavra de Deus confirma em 2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.
Esse conceito explica e confirma que a Bíblia contém palavras humanas que foram inspiradas, em sua escolha e aplicação pelo próprio Deus, com isso Deus guardou os escritores de quaisquer erro e omissões, sendo assim, Deus deu o pensamento e guiou, por meio do Espírito Santo, a escolha das palavras de acordo com a personalidade e com o contexto cultural de cada escritor.
- O que é Iluminação?
Iluminação é a ferramenta de apoio (entendimento), por parte do Espírito Santo para a vida cristã e para o ministério bem sucedido.
A iluminação ocorre com todos os cristãos, se refere à influência do Espírito Santo que ajuda a entender as coisas de Deus.
- Quais são os itens que demonstram a Unidade Geral da Bíblia, explique-os.
A bíblia é uma obra literária completa, composta por 66 livros, escritos por cerca de 40 autores de épocas, línguas e lugares diferentes, porém, possui uma Unidade Geral demonstrando que essa obra não seria possível sem a ação divina e essa unidade se evidencia através de:
...