RELATÓRIO DA ATIVIDADE PRÁTICA DA DISCIPLINA HOMILÉTICA
Por: KELLY DE JESUS GOMES • 12/11/2018 • Relatório de pesquisa • 481 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
RELATÓRIO DA ATIVIDADE PRÁTICA DA DISCIPLINA HOMILÉTICA
Kelly Gomes[1]; Prº Isaias[2].
As 19:30 horas do dia 09 de outubro de 2018, teve início o “culto da terça feira de milagres”, na igreja do evangelho quadrangular – sarça ardente II, no bairro do Cinturão verde em Cametá/PA. Templo administrado pelos Pastores Célio e Edirene Cardoso.
Fomos recepcionados pelo Pr. Auxiliar Raimundo e sua esposa. A igreja é um pequeno templo com um ano de funcionamento, e foi estalado neste local devido o número de membros que moram em suas proximidades, que antes congregavam a “sarça ardente I” – localizada no bairro da Primavera, o que tornava o trajeto inviável no período chuvoso, por conta do difícil acesso.
Ao chegarmos as 19:10h, parte dos membros já estavam aguardando do lado de fora da igreja. Cerca de 25 pessoas estiveram presentes. Houve a oração de abertura, feita pelas levitas, as quais cantaram 4 louvores antes da ministração da palavra. Em seguida fui convidada e apresentada a igreja, seguido de uma oração para assim dar início a pregação.
A palavra preparada no esboço, para esta atividade, encontra-se no texto bíblico João 11:1-44. E o tema desta pregação foi “A ressurreição dos Crentes”. Após a leitura da Bíblia, foi feita uma pequena introdução, seguida de uma abordagem do problema.
O estudo subdividiu-se em 6 tópicos, cada um em média, com dois versículos cada, sendo estes apenas alguns versículos chaves, os quais julguei importantes para o enredo da minha pregação. Após a explanação do estudo, foi feita uma conclusão, também baseada em dois versículos finais, no qual foi sintetizado a problemática e o apelo aos ouvintes daquela noite. Aos quais foram chamados a frente e os pedi que fechassem os olhos e colocassem suas mãos em seu coração, para que Deus naquele momento retirasse da vida deles a pedra que os impedia de “vir para fora do seu sepulcro”, assim como Jesus fizera com Lazaro, o chamando para fora. Pedi que saíssem da escuridão, e voltassem para a Luz que é Jesus, e os assegurei que isso seria mantido através do exercício e a pratica de fé, pregando o evangelho a toda criatura.
O tempo total de pregação da palavra foi de 25 minutos. E o culto seguiu como de práxis, já sob o comando do Pr. Auxiliar o Sr. Raimundo, o qual fez suas considerações e contribuições da palavra ministrada, seguido da coleta dos dízimos e ofertas, e após alguns avisos, oração e benção apostólica final.
Essa experiência foi fundamental para minha formação secular e principalmente espiritual. Poder ver a sede e fome que as pequenas congregações tem da palavra de Deus, é inesquecível! É impossível não ser contagiado com a alegria do Senhor que envolve os irmãos, bem como é inevitável não sentir o impacto da necessidade que Deus tem de nossa disposição para fazer Sua obra, por amor ao Seu Reino.
...