RESUMO APOSTILA INTRODUÇÃO A TEOLOGIA
Por: Mdferreira • 1/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.010 Palavras (5 Páginas) • 9.300 Visualizações
RESUMO INTRODUÇÃO A TEOLOGIA
ITQ - INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
A palavra teologia é de origem grega. Theos significa Deus e Logia significa estudo, logo Teologia é o estudo sobre Deus ou sobre as coisas de Deus. Não haveria teologia se Deus não houvesse rompido o silêncio e falado por Si próprio. A teologia enquanto sã expressa não somente na declaração de fé, mas também por meio de uma vida frutífera, uma vida santa.
A teologia aborda os seguintes temas:
- Deus
- O homem
- O mundo
- A salvação
- A escatologia.
Podemos classificar a teologia por: época, por ponto de vista ou por ênfase.
A teologia enquanto ciência traços que podem ser observados por um olhar mais atento sobre conhecimento, que é construído pela relação que se estabelece entre o homem e o sagrado.
Os principais traços encontrados dentro da teologia como ciência são:
- Criaticidade que tem como tarefa reinterpretar a linguagem da igreja para refletir adequadamente a fé que ela tem como missão expressar.
- Sistematilidade possui um determinado conjunto de seres estruturados ordenando os dados em sistema que deem conta, tanto quanto possível sobre os conhecimentos sobre o sagrado e a fé.
- Dinamilidade é a dinâmica que jamais despreza o conhecimento anterior, procura lançar um novo olhar para que o tema a ser discutido seja reformulado.
O antigo testamento retrata uma serie de figuras que apontam para algum aspecto importante da pessoa ou obra de Cristo, revelando assim Seu caráter e ministério. Essas figuras são denominadas Tipos, que Deus utilizou ao decorrer da história bíblica para revelar acontecimentos futuros. O cumprimento de um tipo se dá na vinda do Messias, e é denominado Antítipo.
Exemplos de tipos e antítipo:
- Abel – por ter oferecido “mais excelente sacrifício” (Hb 11:4)
- Arca de Noé – assim como só havia uma porta para entrar na arca, assim é também a porta para a salvação só há uma que é Jesus Cristo.
- O tabernáculo em si era um tipo de Cristo, um exemplo é o Altar do Holocausto, que era um símbolo da reconciliação com Deus através do sacrifício.
O pensamento teológico influenciou a igreja, pois a igreja primitiva que se inicia no pentecostes, mas com o passar dos anos ela se perde nesse processo, ao passar dos anos a historias das civilizações e suas crenças, pensamentos, rituais e batalhas.
Os grandes momentos da Teologia surgem com a Patrística e a Escolástica. A Patrística se levantou contra o Paganismo Greco-romano é contra as heresias surgidas entre os próprios cristãos. O evangelho da salvação perde força, pois os padres que tiveram interferências filosóficas, pressionador, possam usar o pensamento racional. Os nomes que se destacaram nesse período foram: Ambrósio, Jerônimo e Agostinho.
A Escolástica, a filosofia cristã centrou-se no ensino nos mosteiros, conventos e catedrais, bem como nas universidades europeias da idade média. Costuma-se dizer que a igreja, especialmente pelos monges que copiavam e traduziam tais documentos, salvaram a cultura. Porém a Escolástica decaiu quando fez o emprego abusivo de silogismo, do verbalismo e das formas abstratas. O gosto pelo debate e o dogmatismo fizeram com que a palavra Escolástica passasse a ter conotação pejorativa, banal.
A Reforma Protestante foi um marco na história da teologia e da igreja, tendo o seu inicio com Martinho Lutero. Motivado pela insatisfação com a pregação e a ascensão econômica do clero, Martinho Lutero, nas 95 teses escritas a igreja de Winttenberg (Alemanha), criticou e condenou os abusos do sistema das indulgencias e desafiava a todos que tomassem conhecimento dela para um debate sobre o assunto.
Os nomes que se destacaram na Reforma foram: Martinho Lutero, John Williffe, Jan Hus, João Calvino e Huldreich Zwinglio.
Foram os reformadores que rejeitaram a influência filosófica sobre a interpretação e fizeram com que a Teologia passasse a ser considerada revelação especial de Deus nas Escrituras.
...