Resenha Estudo Bíblico Indutivo
Por: Rodrigo Miranda • 29/11/2020 • Resenha • 751 Palavras (4 Páginas) • 439 Visualizações
O professor Antônio Neto dá início no estudo bíblico indutivo introduzindo os conceitos da disciplina para que, posteriormente, possa se determinar um caminho inicial para estruturar a exposição de um sermão.
O professor menciona que método indutivo é o processo de induzir à uma conclusão, a partir de dados, fatos ou proposições. A dedução, que é o oposto, é a ideia de demonstrar outras ideias. Dessa forma, o método indutivo é uma maneira de estudar a Bíblia a partir dos dados da mesma e, a partir disso, chegar às conclusões.
É enfatizado que “este estudo tem o objetivo de ajudar no estudo das Escrituras para que não haja conclusões sobre o que “você acha” ou que “você quer” que a Bíblia diga, mas o que de fato ela diz. As conclusões não surgem de sua opinião e sim surgem da Bíblia.”
Ele continua mostrando a forma como deve ser o método indutivo, a saber: a) Sequencial, e buscando sempre o contexto do texto; b) Direto e independente, ser diretamente direcionado ao texto da Bíblia e num primeiro momento, ser independente de fontes externas; c) Construtivo, visar a construção da ideia, conteúdo, focando sempre os pontos essenciais do texto; d) Compreensivo, com propósito de compreender o “todo” do assunto; e) Sincero e Reverente, não se atendo à questões meramente técnicas e científicas; f) Prático, visando a aplicação prática do texto estudado.
Em relação ao objetivo do método indutivo, o professor reiterou que é entender o texto bíblico para cumprir o texto bíblico e ensinar o texto bíblico, conforme nos ensina o texto em Esdras 7.10: Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.
Quanto aos critérios para o método indutivo é necessário ter disciplina, desejando então entender, aplicar e ensinar a Bíblia e estar determinado a cumprir o desejo. A disciplina para aplicação do método resultará num estudo eficaz. O domínio do método exige tempo e treino.
Quanto aos tipos de métodos indutivos temos: a) Estudo sintético, o estudo geral do livro a saber, o propósito do livro, a mensagem como um todo, o tema do livro, quem foi o autor e o destinatário, quando ele foi escrito etc. O campo de estudo é o livro escolhido; b) Estudo analítico, onde se estuda os detalhes para conclusão da análise de um texto. O campo de estudo é uma passagem; c) Estudo tópico, onde se estudo o que a Bíblia fala de um determinado assunto. O campo de estudo é um determinado assunto.
O professor dá continuidade ao ensino estudo bíblico indutivo - EBI, como estudar a Bíblia, compartilhando as ferramentas para a realização do estudo. Essas ferramentas sistematizadas, em sua aplicação, dão um apoio extremamente considerável para o EBI.
Uma das ferramentas são as perguntas chaves para o estudo, a saber: 1) QUEM, quem está falando, ouvindo, escrevendo, lendo? 2) O QUE, o que autor está querendo ensinar? O que está acontecendo? O que está sendo dito no texto? 3) ONDE, onde o evento aconteceu? Onde está escrito? 4) QUANDO, quando ocorrem os fatos? 5) POR QUE, por que isso aconteceu? Por que está pessoa está sendo mencionada? O professor menciona que esta é a pergunta mais importante. 6) COMO, como este fato aconteceu? Como é que isto está sendo dito?
...