Resumo das epístolas
Por: Lolo-blia • 13/7/2017 • Artigo • 1.925 Palavras (8 Páginas) • 1.897 Visualizações
I. Introdução
Segundo o manual da etica cristã, epístolas são textos ou cartas inseridos no cânon divino, que viria a se imortalizar como elemento inseparavel dum código de ética da igreja dos dias modernos.
O presente trabalho visa resumir e compreender as epístolas apresentadas no manual de ética, que por sua vez, o manual apresenta 21 epístolas do novo testamento ( sendo 13 de paulo, 1 Hebreus do autor desconhecido, 1 de Tiago, 2 de Pedro, 3 de João e 1 de Judas).
Para a realização do presente trabalho baseamo-nos no manual de ética Cristã, da Bíblia Sagrada e dicionário Bíblico de forma a compreender algumas palavras e lugares citados nos textos.
Deste modo, para a sua compreensão o trabalho está dividido e organizado em 5 partes, que são:
1 parte: que diz respeito a introdução do trabalho, onde inclui os objectos e a metodologia usada.
2 parte: trata de conceitualização, que apresenta os conceitos que consideramos chave no trabalho.
3 parte: a parte concernente ao resumo sintético das 21 epístolas e apresentação da nossa compreensão.
4 parte: esta dedicado a conclusão, onde iremos apresentar o nosso entendimento geral e o que pudemos aprender com as epístolas.
II. Conceitos chave:
1. 1. Ética
De acordo com o manual de ética Cristã, ética é o produto de nossas decisoes baseadas num padrão e num conjunto de valores do que acreditamos ser certo ou errado.
Assi sendo, ética diz respeito a todas as actividades do homen, sugeitas a serem Louvadas ou criticadas e rejeitadas. Ela se interessa por todas as formas de comportamento, às quais são relevantes os conceitos de dever, obrigação e bem. Ela estará ligada à escolha dos meios, bem como dos fins (p. 07).
NB: "A etica pergunta não só, porque isto está sendo feito? Mas também, Que benefícios esta realização trará a quem a faz e a quem se destina?
1. 2. Ética Cristã
"É o estudo critico da moralidade. É um somatório de princípios que formam e dão sentido à vida Cristã normal. É a marca registada de cada crente. É o que cada crente é, pensa e faz. Também pode ser por aquilo que o crente é e faz, evidência a sua dependência de Deus e do seu próximo"
1. 3. Epístola
"A palavra epístola, do grego antigo significa ordem, mensagem e, pelo latim, possui significado semelhante à carta ou mensagem escrita e não assinada. Usamos esse termo para denominar os textos escritos em forma de carta, seja com objetivo ou não de ser enviada ou obter respostas"
Quando reunidas, as epístolas de determinado autor, podem ser publicadas por seu interesse histórico, literário, institucional ou ainda documental. Quando isso acontece, são chamadas de Correspondências e, no decorrer da obra, apresentam comentários que esclarecem questões como a época e o ambiente em que ocorreram as situações expostas nas epístolas.
III. Resumo: ética nas epístolas
Texto 1. A ética na epistolas de Paulo
As epístolas de Paulo estão agrupados no novo testamento da seguinte maneira: 1. Romanos, 2. I Coríntios, 3. II Coríntios, 4. Efesios, 5. Gálatas, 6. Filipenses, 7. Colossenses, 8. I Tessalonicenses, 9. II Tessalonicenses, 10. I Timóteo, 11. II Timóteo, 12. Tito, 13. Filemon.
1. Cartas aos Romanos
Esta carta foi escrita, em Corinto quando apóstolo Paulo preparava sua visita a Jerusalém. Foi destinado aos Cristãos e a todo o mundo.
O apostolo Paulo explica como a salvação é oferecida por meio do envagelho de Jesus Cristo.
A carta aos romanos nos ensina acerca a cerca da fé: "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5:1).
2. I carta aos coríntios
Esta carta foi escrita com propósito de corrigir desordens que haviam na igreja de corintos.
É uma carta de aconselhamento na ocasião Paulo estava em Éfeso. Ele dá instrucoes acerca da dons espirituais, sobre o amor, advertencias contra imoralidade sexual e orientacoes sobre casamento, a importância da celebração da ceia e sobre a ressurreição dos mortos.
A carta aos coríntios nos ensina que os erros praticados dentro e fora da igreja devem ser repreendidos e que nao ha problema sem solução, nem erro sem correção(I Coríntios 5:1-5).
3. II carta aos Coríntios
Nesta carta, Paulo encoraja a igreja a enfrentar as provocacoes, exorta aos corintios amorosamente para que se sustenta a unica verdade divina, rejeitando as falsas doutrinas.
A 2 carta aos coríntios nos ensina que não só devemos repreender os nossos irmãos, como também devemos consola-los, exorta-los, encorajalos a permanecerem firmes na presença de Deus ( II Corintios 1:3-4, 4:2-6).
4. Carta aos Gálatas
O seu propósito era conbater os judaizantes (Judeus que afirmavam que os gentios para serem salvos, tinham que ser circuncidados e guardar todas as leis de Moisés).
A epistola é uma defesa da doutrina na justificação da fé, advertência contra a revisão aos judaísmo.
A carta aos Gálatas nos ensina que a nossa caminhada é pela fé e não pela lei (Galatas 3:1, 5:1-3). Ensina nos que devemos andar pela fé e também nos mostra a causa e o propósito que a lei foi estabelecida (Gálatas 3:19, 21, 24).
5. Carta aos efésios
Esta carta foi escrita, pra dar indicações, a salvação pela graça, santidade cristã, os deveres do casamento e revestimento da armadura de Deus.
A carta aos efésios nos ensina que apesar na nossa condição aqui na terra, na verdade estamos escondidos em Cristo nos lugares celestiais.
6. Carta aos Filipenses
O proposito para escrever essa carta, era para incentivar a igreja a se alegrar, independentimente de qual seja a circunstância.
Nos ensina a considerar o nosso próximo superior a nós (Fil 2:3). Tendo como exemplo o nosso Senhor Jesus Cristo ( Fil 2:8-9).
7. Carta aos Colossenses
Nesta carta, aborda a supremacia e a plena suficiência de Cristo, alguns assuntos de maior relevância.
Nesta carta aprendemos que devemos a falsos ensinos ou dotrinas, como combatemos de modo a não ser contaminados por elas (Col 2:4, 8, 16).
8. I carta aos Tessalonicenses
Paulo fala a respeito da vinda de Cristo, e ele compara a sua vinda como um ladrão a noite sem avisar.
Aprendemos nesta epistolas que devemos fortificarmo-nos uns aos outros do modo a que não enfraquecamos espiritualmente e a permanecer na fé aguardando a vinda do nosso Senhor (I Tess 4:7).
...