TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rrsenha do Filme: Hotel ruanda

Por:   •  21/6/2018  •  Resenha  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 4

Nomes: Cristina Copetti, Fernanda Martins e Graciela Pereira da Silva

Turma: 129

- Trabalho sobre um filme em trio (T2 = 1 ponto), indicados no Moodle. Os alunos deverão assistir um dos filmes indicados e fazer um comentário crítico sobre o mesmo vinculando a temática à matéria da disciplina. Tamanho mínimo do texto: duas (2) páginas, espaço 1,5, fonte 12.

Hotel Ruanda foi um filme produzido pelo diretor Terry George. O filme aborda o conflito que ocorreu em Ruanda em 1994, cerca de um milhão de pessoas morreram e cerca de cem mil feridos. O filme se baseia em um conflito armado representados por extremistas da Frente Patriótica Ruandesa (RPF) era uma disputa do território, pois essa região era governada por Hutus. A colonização de Ruanda até a Primeira Guerra Mundial pertencia à África Oriental Alemã. Em 1919, após a derrota dos alemães na guerra, os belgas assumiram o controle do território, permanecendo ali até 1960, quando representantes de grupos Hutus emanciparam o país. A diversidade étnica no continente africano é um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento de vários conflitos armados, no entanto, muitas dessas guerras no continente são consequências dos processos de colonização e descolonização dos países africanos, pois os colonizadores não respeitaram as diferenças culturais entre as diversas etnias, separando grupos rivais. Essa atitude contribuiu bastante para intensificar os problemas na África, após terem, explorado a riqueza do continente, os europeus deixaram o território com graves problemas econômicos, sociais e uma série de conflitos separatistas e étnicas.

         O longa metragem baseado na história real de Paul Rusesabagia gerente de um hotel de uma empresa belga em Kigali, capital da Ruanda. Paul Rusesabagia pertencia ao grupo étnico Hutu, e em 1994, durante perseguição aos Tutsis, Rusesabagia abrigou 1.200 Tutsis e hutus no Hotel Milles Collines, local onde trabalhava. Os conflitos começaram em 6 de Abril de 1994, o presidente de Ruanda Juvénal Habyarimana e Cyprien Ntarymira, e o presidente do Burundi, foram assassinados quando o avião foi atingido por fogo quando aterrissavam em Kidali. Durante os três meses seguintes, os militares e milicianos ligados ao antigo regime mataram cerca de 1 milhão de tutsis e hutus oposicionistas, naquilo que ficou conhecido como Genocídio de Ruanda.  

        Vamos entender o significado da palavra Genocídio, “genos é derivado do grego que significa “raça”, “tribo”, ou “nação” e do termo de raíz latina “cida” que significa “matar”. O termo foi criado por Raphael Lemkin, um judeu polonês, jurista e que foi conselheiro no Departamento de Guerra dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. O genocídio é muitas vezes iniciado graças a sentimentos de xenofobia e consiste na intenção de eliminar totalmente ou uma parte um grupo ou comunidade com a mesma característica étnica, racial, religiosa ou social.

        As cenas de tortura são retratadas como quando o Paul chega para negociar comida com a milícia e na rádio os hutus dizem que antes de matar as mulheres Tutsis tinham que abusar delas, as mulheres tutsis estavam numa jaula nuas e seminuas sendo espancadas e estupradas. Outra cena marcante é quando Paul encontra pelo caminho milhares de corpos jogados ao chão, são cenas de repulso e comoção, pois os direitos humanos foram violados e vale a nossa reflexão de como conseguir convencer pessoas para que façam uma barbárie dessas, o ódio foi um dos fatores para realização do genocídio, pois os rebeldes tem essa briga histórica com os tutsis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com