TRABALHO DE SÍNTESE-SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Por: PBCG • 11/9/2016 • Resenha • 553 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
TRABALHO DE SÍNTESE-SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1. CONCEITOS BÁSICOS
1.1. Facto social: são todas as ocorrências que se dão entre os indivíduos dentro da sociedade e que exercem uma coesão sobre eles. Podem ser externos ou internos.
1.2. Interacção social: uma acção colectiva realizada por vários indivíduos com vista a objectivos comuns ou individuais.
1.3. Estratificação social: divisão da sociedade em camadas sociais de acordo com suas condições económicas, de nascimento.
1.4. Classe social: cada uma das camadas que constituem a sociedade, segundo suas crenças, valores e ideais que o distinguem de outras classes.
1.5. Grupo social: conjunto de indivíduos que interagem uns com os outros, capazes de acção conjunta visando objectivos comuns, durante um certo período de tempo. Podem ser: a) primários quando predominam contactos pessoais. b) secundários quando se dão de forma mais parcial, impessoal, profissional com uma linguagem formal.
1.6. Status social: posição que cada individuo ocupa dentro do grupo social ou sociedade.
1.7. Papel social: conjunto de funções que cada individuo desempenha em consequência do status que ocupa e que podem acarretar pressões sociais, punições, etc.
1.8. Comunidade: conjunto de pessoas bastante integradas através de contactos primários, pessoais e informais, caracterizados pela convivência reciprocamente tradicional e homogénea.
1.9. Sociedade: conjunto de indivíduos, grupos e instituições cujos relacionamentos são impessoais, formais, utilitários, especializados, baseados em contractos escritos, ou uma estrutura com o poder de coerção e de determinação sobre as acções individuais.
2. SOCIOLOGIA: uma das ciências sociais que estuda a sociedade através de conhecimentos sistemáticos, organizados, baseados na observação e na pesquisa objectiva dos factos sociais.
- Seu objecto de estudo: sociedade humana, sua estrutura básica, a coesão e a desintegração dos grupos, bem como a transformação da vida social.
- Seu objectivo: é descobrir a estrutura básica da sociedade humana, identificar as principais forças que mantém os grupos unidos ou que os enfraquecem e verificar que condições transformam a vida social.
3. DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA
Desde o princípio os grupos humanos tiveram sempre a necessidade de organizar-se para melhor alcançar seus objectivos de sobrevivência. No entanto, o surgimento da Sociologia como ciência autónoma e independente foi graças as Revoluções Industrial e Francesas (séc. XVIII e XIX), que impulsionaram as transformações radicais na Sociedade europeia.
Figuras de destaque:
- Augusto Comte: primeiro a utilizar a palavra Sociologia, na obra “Filosofia positiva” (1838);
- Herbert Spencer: desenvolveu a teoria da evolução social na sua obra “Princípios da Sociologia” 1876);
- Émile Durkheim: tornou mais rigoroso
...