Tarefa Humano e o Fenômeno Religioso
Por: Luan Yure • 23/4/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 492 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
A religião, ao contrário do que todos pensam, não possui somente um valor teológico e de fé. Ela vai além desse conceito na medida que ajuda na reflexão sobre questões de importante interesse ao redor do mundo e ajuda a romper barreiras de preconceitos reliogosos, aprofundando conhecimento esempre em busca de um convívio de paz e harmonia entre pessoas.
Além disso, ainda pode-se afirmar que em todas as religiões existem questões em comum, como os costumes padrão de suas respectivas crenças, origens, destinos, etc. Visto isso, nota-se que as aulas sobre esse assunto ajudou muito sobre a questão da intolerância contra os diversos tipos de religião. A mobilidade religiosa, por exemplo, é um importante aspecto nesse meio pois está relacionado com essa dinâmica do campo religioso brasileiro e tem exercido a função de “romper barreiras”. Junto a isso se encontra os dados do censo que comprovam esses fatos, algo que não era de meu conhecimento antes. Todas essas ações fazem a intolerância cada vez mais se tranformar em tolerância, demostrando ser possível lutar contra o fundamentalismo reliososo, sendo o diálogo uma importante ferramenta nesse conflito. A compreensão é o principal resultado que se possa esperar disso, e o diálogo entra nesse ambiente buscando isso.
Baseando-se pelos dados do censo e por o que foi dito nas aulas, o Catolicismo continua sendo a religião majoritária do país, porém, o campo religioso esta cada vez mais diversificado, devido ao aumento do número de evangélicos, espíritas e os chamados “sem religião”. As religiões Afro-brasileiras, como o Candomblé, Ubanda entre outras, permaneceram com os mesmos números.
A diversidade do Cristianismo permite destacar os importantes aspectos de cada religão: O Cristianismo é baseado na existência de um único líder, o Papa, mas existem diversas formas dele se expressar, como nas desconhecidas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), nos movimentos e grupos, em que se sobressai a Renovação Carismática Católica (RCC), e por fim, o nos contextos populares tradicionais; O Pentecostalismo, ou também chamados evangélicos, é um movimento que traz mudanças ao protestantismo, que vem se expandindo numericamente, especialmente em locais de população carente e sociopoliticamente isolada; O Espiritismo Kardecista instaurou-se e agora está muito presente no cenário brasileiro, o qual fez do Brasil o maior país espírita do mundo, e tem seu eixo principal na crença em reencarnações e na mediunidade; As religões Afro-brasileiras exercem um importante papel de preservação da cultura dos diferentes grupos étnicos negros e mesclam elementos e crenças do Catolicismo e do Espiritísmo Kardecista.
Além disso, as religões orientais, como o budismo, cresceu no país nos últimos anos, levando a alguns religiosos a falarem de uma “orientalização” do campo religioso brasileiro.
Contudo, o grupo dos “sem religião” também cresceu em um pequeno ritmo. Em sua maioria, crêem em Deus e vivem uma religiosidade difusa, apesar de afirmarem não ter uma religião definida.
...