Um estudo sobre o papel dos gestores na tarefa de influenciar os recursos humanos de uma organização
Tese: Um estudo sobre o papel dos gestores na tarefa de influenciar os recursos humanos de uma organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 11071981 • 2/6/2014 • Tese • 535 Palavras (3 Páginas) • 593 Visualizações
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é analisar o que se propõe o artigo que aborda a Liderança, onde os autores João Luiz de Macedo e Ana Alice Vilas Boas realizam um estudo de caso sobre o papel dos gerentes na tarefa de influenciar os recursos humanos de uma organização. Na análise serão apresentados o objetivo a que os autores se propuseram, os objetivos específicos, a metodologia utilizada para a realização de seus estudos e os resultados alcançados pelos autores.
Compreende-se que o tema liderança nos dias atuais tem um forte apelo tanto aos que dirigem, como aqueles que são dirigidos. Mas como encontrar esse líder? Como pode identificá-lo? Primeiramente precisa-se mudar o conceito que muitos têm de que liderança é uma capacidade inata de cada pessoa. As organizações podem e devem formar e desenvolver novos lideres, o primeiro passo para que isto aconteça é adoção de uma metodologia de gestão de pessoas dentro da organização.
Alguns desenvolvem metodologias para o relacionamento com os colaboradores, outras correntes vão buscar a autoajuda como fonte de inspiração. Porém a realidade tem demonstrado que na maioria dos casos essas teorias e formulas não estão funcionando.
Enquanto por um lado o líder é estimulado a melhorar o relacionamento entre seus seguidores. Por outro lado ele é implacavelmente cobrado pelos resultados de curto prazo. Dividido entre a pressão por produtividade imposta pela estrutura hierárquica das organizações e a busca pela satisfação pessoal, sua e de seus seguidores, o líder encontra-se cada vez mais desorientado, não conseguindo agradar nem a uns nem a outros.
Atualmente, as qualidades de liderança são reconhecidas universalmente como um elemento-chave em administração. Um bom administrador deve ser por definição, um líder. Basicamente, o líder deveria além de servir de exemplo, possuir e, talvez, até mesmo personificar as qualidades esperadas ou requeridas em seu grupo de trabalho.
Devido às constantes mudanças globais, as empresas foram forçadas a se reestruturar e a perseguir o que se convencionou chamar de “excelência gerencial”. Neste contexto, as habilidades, o conhecimento, as destrezas e eficácia passaram a ser desejadas e mais requeridas na figura que as organizações denominam líder do século XXI.
De maneira geral, a liderança é uma atividade que está diretamente ligada às pessoas. E, que para o trabalho seja desenvolvido de acordo com os objetivos propostos pelo líder, é fundamental que haja uma relação muito grande de confiança entre os envolvidos. Porém, para adquirir essa confiança, o líder deve se entregar ao desenvolvimento pessoal, de forma que busque continuadamente a atualização e qualificação, pois quando for exigida alguma de suas habilidades, ele deve estar preparado para demonstrar a sua competência.
Diante do mencionado, no presente trabalho será apresentado o conceito de lideranças, as teorias de liderança, onde será descrito a teoria de traços de personalidades, teoria situacional, Teoria comportamental e funcional, Teoria contingencial, Teoria carismática, Teoria da liderança visionária, Teoria da liderança servidora, Liderança baseada em princípios. A seguir, será apresentada a chefia e comando, onde nesse caso aborda o líder militar e os tipos de liderança militar. Em seguida
...