A CRIAÇÃO DO MUNDO PELOS NÓRDICOS ANTIGOS
Por: olvlaura • 1/3/2019 • Dissertação • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 299 Visualizações
2. A CRIAÇÃO DOS MUNDOS
No ínicio dos tempos, apenas dois mundos existiam, o mundo de fogo, chamado Muspelheim, onde viviam os gigantes, e o mundo de gelo, Niflheim, entre eles, havia apenas um infinito vazio chamado de Ginnungagap.
Muspelheim e Niflheim, se colidiram, e apartir do gelo formado, dois seres foram criados, Audumbla, uma vaca, e um gigante de gelo chamado Imir. Das tetas de Audumbla, corriam quatro rios de leite, que se formaram graças a vaca se alimentar do salgado bloco de gelo que havia se formado entre a colisão dos mundos, e Imir se alimentava do leite da vaca.
Ao lamber o gelo salgado, a vaca, fez com que surgisse a primeira forma humana, Búri (ou Bor), e Imir foi ganhando forças com o leite, e de seu suor, foram gerados outros temidos gigantes de gelo.
Figura 01: Enquanto Imir bebe na teta de Audumbla, Búri é formado do gelo; pintura de Nicolai Abraham Abildgaard (1790)
[pic 1]
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Audumbla
2.1. ORIGEM DE ODIN
Búri, se casou com a gigante Bestla, e tiveram três filhos, Vili, Ve e Odin. Os filhos de Búri, tinham ódio do gigante Imir, devido ele ser o pai dos outros gigantes de gelo. Durante a batalha, Búri e seus filhos, mataram Imir.
2.2. CRIAÇÃO DOS MUNDOS À PARTIR DE IMIR
Com seus ossos e dentes , nasceram as rochas e as montanhas, de sua cabeça, criaram Midgard, da carne do gigante, fizeram a terra, a partir de seu cerebro nasceram larvas, que foram chamadas de anões e elfos.
Do sangue de Imir, ainda, originou-se o grande rio que cerca o universo, e, depois Odin ordenou que quatro anões suspendessem a caveira de Imir no céu, brotaram nuvens do cérebro do gigante, e assim surgira o sol, a lua e as estrelas.
2.3. OS PRIMEIROS HUMANOS E YGGDRASIL
Midgard, era habitata apenas pelos anões e elfos, e em uma visita, os deuses, Odin, Vili e Ve, encontram dois troncos de árvores caídos e decidem então, fazer deles o primeiro humano homem, chamado Ask, e a primeira humana mulher, chamada Embla, Odin dá a essência da vida, Ve, a visão e a audição, enquanto Vili, os sentimentos e a sabedoria. Deste casal, nasceram todas as raças humanas que hoje povoam Midgard.
Odin quis manter a terra apenas para os humanos, e criou um reino para os anões chamado de Svartalfheim, e criou o reino dos elfos chamado de Alfheim. Todos os mundos eram sustentados por uma árvore chamada yggdrasil, essa árvore representava para os nórdicos, o universo como um todo, e a sustentação dos 2 primeiros mundos até a criação dos outros.
Os outros mundos, foram criados depois de Svartalfheim e Alfheim, os gigantes foram banidos para Jotunheim, Muspelheim e Niflheim, continuaram existindo e Helheim, vai se tornar o lar dos mortos, Vanaheim, era o reino dos Vanir, que eram um outro clã de deuses, e Asgard, foi criada para os deuses.
Figura 02: Os nove mundos da Yggdrasil
[pic 2]
Fonte: http://riordan.wikia.com/wiki/Yggdrasil
3. ODIN, O PAI DE TODOS
Odin, tornou-se líder do panteão nórdico devido ao seu amor pelas batalhas, e é o símbolo da bravura, governa toda Asgard, e sentado em seu trono, podia avistar os 9 mundos.
Disfarçado de andarilho, viajou até Jotunheim, lar dos gigantes, lá existia um poço mágico, chamado mímisbrunnr, com suas águas borbulhantes das profundezas da yggdrasil, a sua água era considerada mágica, possuía todo conhecimento que alguém poderia desejar, pois, era onde estava localizada a cabeça do protetor do poço, o gigante Mímir, que era considerado, o mais sábio entre os Aesir, e o gigante bebia da água do poço todos os dias com a gjallarhorn.
3.1. O GIGANTE MÍMIR E A SEDE DE SABEDORIA DE ODIN
Quando Odin chegou, Mímir pediu um de seus olhos em troca, para que deixasse Odin beber da água, sem hesitar, o deus da guerra, arrancou seu direito com uma faca e o colocou no poço, após beber da água da sabedoria, Odin passou a enxergar com mais clareza, e mais longe do que jamais vira com os dois.
No entanto, Odin asiava por mais sabedoria, e se enforcou na yggdrasil por 9 dias e 9 noites, sem se alimetar, e ainda sendo ferido por sua própria lança, ele permaneceu sozinho, acompanhado apenas da sua dor e agonia, que aos poucos ceifava sua vida.
Quando estava prestes a morrer, ele olhou para baixo, e seu pedido foi atentido e revelado, através da criação das runas, então a corda se partiu.
Odin, passou então a ter o conhecimento da verdadeira magia e o mundo passou a lhe pertencer, assim, Odin passou a ser chamado de alguns nomes, como, O Pai de Todos, O Deus dos Mortos, e o O Deus da Forca, por exemplo, mas em cada reino, passou a ser conhecido por um nome.
3.2. RAGNAROK
O Pai de Todos, era acompanhado por dois corvos, Hugin, que era o corvo do pensamento e Munin, o corvo da memória, eles voavam pelos 9 mundos, e depois susurravam á Odin, tudo oque acontecia, nada poderia ser escondido. havia também 2 lobos, Geri e Freki que ficavam de guarda a seus pés e que o acompanhavam em todas as batalhas, e que se alimentavam de toda carne, inclusive humana, que era ofertada aos Deuses.
...