A CURA PELA NATUREZA E PELA FÉ
Por: saranyelle • 9/5/2018 • Trabalho acadêmico • 315 Palavras (2 Páginas) • 294 Visualizações
As rezadeiras, também conhecidas como benzedeiras, possuem uma importante função na parcela da sociedade que mantém usos e costumes tradicionais: estabelecer relações com o sagrado. Essa tradição tem a oralidade como carro chefe. Detentoras de um grande saber religioso são capazes de, por meio das rezas e dos rituais, curar males e devolver o equilíbrio emocional e físico àqueles que as procuram (NASCIMENTO, 2013).
O ofício que exercem é transmitido de geração a geração, de maneira que a pessoa que aprendeu ou foi escolhida para exercer tal ofício também repassará, algum dia, seus saberes a seu sucessor ou sucessora. A continuidade dessa cultura contribui para a preservação do patrimônio cultural, configurado em suas dimensões intangíveis (NASCIMENTO, 2013).
As rezadeiras, em sua maioria, são católicas, embora, suas ações não correspondam às exigências da Igreja Católica. Isso porque elas pertencem ao que chamamos de catolicismo popular. Esse completamente tomado de símbolos e comportamentos criados e adaptados a partir das crenças e experiências de vida, também se configuram em uma grande força de resistência (SILVA, 2009).
Tais aspectos imprimem uma inevitável relação entre a ação cotidiana das rezadeiras e a preservação da memória de uma determinada comunidade (SILVA, 2009).
IDADE:
67 anos
ANOS DE SERVIÇO:
55 anos
ESCOLARIDADE:
Analfabeta
LOCAL DE ATENIDMENTO:
Própria residência
PUBLICO ALVO:
Crianças
PROCEDIMENTOS:
Rezas com a finalidade de curar males, devolver o equilíbrio emocional e físico expulsar quebrante, espinhela caída (apêndice xifóide)
VALOR DO SERVIÇO:
Gratuito
SEXO:
Feminino
IDADE:
70 anos
ANOS DE SERVIÇO:
40 anos
ESCOLARIDADE:
Ensino fundamental incompleto
LOCAL DE ATENIDMENTO:
Própria residência
PUBLICO ALVO:
Crianças e idosos principalmente com quadros de diabetes, hipertensão, convulsão
PROCEDIMENTOS:
...