A Instrução aprendiz
Por: Santiago221270 • 23/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.190 Palavras (5 Páginas) • 703 Visualizações
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO :.....................................................2
2.DESENVOLVIMENTO :..........................................2
3.CONCLUSÃO :......................................................5
4.BIBLIOGRAFIA :....................................................6
À∴G∴D∴G∴A∴D∴U∴
1.INTRODUÇÃO
Com início nas antigas fraternidades do Egito, os antigos filósofos Egípcios ministravam seus conhecimentos através de emblemas e alegorias, a fim de esconder seus segredos e mistérios do mundo profano.
A maçonaria tem como objetivo principal transmitir aos seus iniciados todo o conhecimento que vêm de geração a geração, sempre respeitando os 25 Landmarks, que são leis imutáveis da maçonaria.
Sendo que para alcançar esse conhecimento terá que abdicar da sua vida profana desvencilhando-se dos defeitos e paixões.
O primeiro grau é o alicerce da filosofia simbólica, responsável pelo aperfeiçoamento humano, ou seja, o aprendiz maçom é responsável pelo trabalho de desbastar a Pedra Bruta.
2.DESENVOLVIMENTO
Para conseguir subir na hierarquia maçônica é recebido 5 instruções que representam as 5 épocas ou 5 anos que antigamente o aprendiz maçom teria que passar encerrado no templo, onde só teria permissão de entrada após 2 anos de observação.
A 1ª. Instrução se baseia na explicação do painel da loja.
O Painel da Loja representa o caminho que devemos trilhar para alcançarmos o aperfeiçoamento moral simbolicamente representado pela transformação da Pedra Bruta em Pedra Polida, se utilizando do Maço e Cinzel para a efetuação dos trabalhos.
- Painel da Loja: se concentram todos os símbolos que devemos conhecer, a sua compreensão é muito importante pois através desta facilitara a compreensão de todas as outras instruções.
- Forma da Loja: possui um formato quadrilongo, cujo o cumprimento é de leste a oeste, a sua largura é de norte ao sul, sua profundidade da superfície ao centro da terra e sua altura da terra ao céu.
- A Loja: é representada nesse formato mostrando a sua dimensão que é universal, assim como a caridade de um maçom que deverá ser limitada pela prudência.
- Orienta-se a Loja: sempre no sentido do leste para o oeste, pois o sol nasce no leste e se põem no oeste; todo o amor, conhecimento e fraternidade se originaram do oriente e espalhando-se pelo ocidente. A primeira notícia que se tem conhecimento de um local para o culto divino, foi depois do êxodo dos israelitas do Egito, sob a direção de Moisés, que através do seu antepassado Abrahão lhe foi prometido uma grande e poderosa nação, sendo assim foi erigido no deserto uma Tenda ou Tabernáculo, para receber a arca da aliança e as Tábuas da lei, gerando assim o local do primeiro Culto Divino.
- Sustentam-se a Loja: A loja é sustentada por 3 pilares que são definidos:
Sabedoria: responsável pela orientação por nosso caminho pela vida, assim representada pelo Rei Salomão de Israel, que com sua sabedoria construiu o Templo de Jerusalém, em analogia é representada pela arquitetura Jônica, onde fica localizado o Venerável Mestre.
Força: responsável por nós sustentar pelas dificuldades pelo quais passamos, representada assim pelo Rei Hiram de Tiro, que com a sua força forneceu homens e materiais para a construção do templo, em analogia é representada pela arquitetura Dórica, onde fica localizado o 1º. Vigilante.
Beleza: responsável por adornar as nossas ações, representada por Hiram Abiff, que com seu trabalho primoroso foi responsável pela beleza sem precedentes em adornar o templo, em analogia é representada pela arquitetura Coríntia, onde fica localizado o 2º. Vigilante.
- Cobertura da Loja : é representada por uma abobada celeste simbolizado pelo Céu, isto é, o infinito.
O caminho pelo qual todo o maçom deve atingir é expresso simbolicamente pela escada de Jacob, sendo que o primeiro passo foi dado quando da iniciação do aprendiz maçom.
As 3 virtudes morais que devem fazer parte do espirito do maçom são :
- Fé no G.A.D.U.: representada pela sabedoria do espirito, sem a qual o homem nada levará a termo;
- Esperança: representada pela força do espirito, sem a qual não conseguiríamos superar as dificuldades da vida;
- Caridade: representada pela beleza que adorna os nossos corações fazendo assim que apareça os mais nobres sentimentos.
O interior de uma Loja maçônica é composta por ornamentos, parâmetros e joias. Sendo que os ornamentos são :
- Pavimento de Mosaico: são representados por losangos brancos e pretos, mostrando que com toda a sua diversidade de cores e raças e antagonismo das religiões demonstra que toda a humanidade pode viver na mais perfeita harmonia e fraternidade;
- A Estrela Flamígera: é simbolizada pelo sol, que com a sua luz representa a maior e melhor virtude do maçom: a Caridade; nós ensinando a praticar o bem em todas as direções até onde possa alcançar, independente de quem quer que seja;
- Orla Dentada: é representada pelos maçons unidos e reunidos em torno da loja, cujo os ensinamentos devem ser espalhados pelos 4 cantos do mundo.
...