A Introdução a Teologia Cap. Trabalho
Por: ewercordeiro2 • 18/3/2023 • Relatório de pesquisa • 1.387 Palavras (6 Páginas) • 141 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
A TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA 4
DESAFIO DA CONTEMPORANEIDADE 4
O GRANDE DESAFIO 4
O TEÓLOGO CONTEMPORÂNEO 4
TEOLOGIA LIBERAL 4
TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO 5
TEOLOGIAS RECENTES 6
TEOLOGIA DO MITO 6
TEOLOGIA DA ESPERANÇA 6
TEOLOGIA DO EVOLUCIONISTA 6
TEOLOGIA DO CRISTIANISMO SEM RELIGIÃO 6
LINHA DE PENSAMENTO DOS PRINCIPAIS TEÓLOGOS 6
DENTRO DA TEOLOGIA PROTESTANTE 6
Karl Barth (1886) 6
Paul Tilich 7
Reinhold Niebuhr 7
Rudolf Bultmann 7
Oscar Cullmann 7
Dietrich Bonhoeffer 7
Jürgen Moltmann 7
DENTRO DA TEOLOGIA ORTODOXA 7
Serghiei Bulgakov 7
Ghiorghiu Florovsky 8
Vlaudimir Lossky 8
BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
Podemos definir a teologia contemporânea como a somatória de interpretações novas dos antigos textos bíblicos, com ideias modernas. É o estudo de Deus no contexto atual e a evolução dos dogmas e dos pensamentos formados a respeito das doutrinas bíblicas no contexto que o homem moderno está inserido inseridos.
A TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA
DESAFIO DA CONTEMPORANEIDADE
O GRANDE DESAFIO
Muitas perguntas surgem na tentativa de elucidação do mistério histórico dessa teologia.
O grande desafio para a compreensão da teologia contemporânea é exatamente esse grande emaranhado de idéias, tanto que se torna impossível formar uma história coerente com início, meio e fim.
Vale ainda salientar que todas as idas e vindas do pensamento teológico ao longo da história, não serviu para união de cristãos em torno de um só pensamento, nem conduziu para a prática da genuína verdade bíblica.
O TEÓLOGO CONTEMPORÂNEO
Cada época e lugar tem suas características próprias. Com a geração atual não é diferente, mesmo que possa parecer um tempo diferente, faz-se necessário que o teólogo contemporâneo não deixe de observar a caminhada humana e suas tendências, embora seja difícil determinar para onde ela está indo e se realmente, chegará a algum lugar.
TEOLOGIA LIBERAL
Surge em meados do século XIX, como consequência de um grande impulso intelectual.
A maioria dos teólogos da atualidade considera insustentável a conclusão liberalista de que o espírito humano não pode mover-se para além do alcance do raciocínio.
O movimento liberalista além de reivindicar amplas liberdades para o exercício da razão, pregou a tolerância entre as denominações protestantes, aproximando-as através da minimização das diferenças doutrinárias.
O liberalismo defende uma sociedade ideal edificada pelo homem com o auxílio de Deus, porém, coloca o homem no centro de tudo.
[pic 1][pic 2]
TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
Alguns dos expoentes da Teologia da Libertação no Brasil:
[pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7][pic 8]
- A teologia da Libertação constitui uma interpretação da mensagem evangélica, à luz da injustiça social.
- A característica mais inovadora do movimento foi encarar os problemas políticos como base para a interpretação de texto bíblico.
- Nela, a mensagem de salvação é interpretada à luz das opressões de que o homem precisa ser libertado.
- O eixo dessa teologia é a figura do Cristo Libertador, que veio libertar os homens não apenas do pecado, mas também de todas as suas consequências.
TEOLOGIAS RECENTES
TEOLOGIA DO MITO
Tendo como um de seus principais mentores o teólogo alemão Rudolf Bultmann. Segundo a visão de Bultmann e de seus companheiros tudo o que se refere a milagres e prodígios, com exemplo do nascimento virginal de Jesus, descritos como no novo como no velho testamento não passam de mitilogia judaica e de cultura grega.
TEOLOGIA DA ESPERANÇA
Essa teologia tem como destaque dois grandes nomes de sua geração Pannenberg e Moltmann. Para eles tudo o que se refere a Deus são promessas de salvação futura, Deus não estaria no passado e nem em algum espaço, Ele seria o poder do futuro. Essa teologia caracterizada pela fé no futuro e pelo otimismo, e que o cristão precisa suportar as contradições do presente porque vive na expectativa do futuro, visando sempre viver no intervalo entre promessa e o seu cumprimento.
TEOLOGIA DO EVOLUCIONISTA
Considerada como uma nova interpretação do Gênesis. Ela traz o darwinismo como verdadeira ciência e descrê de doutrinas bíblicas fundamentais e desaconselha mesmo a pregação dessas doutrinas.
TEOLOGIA DO CRISTIANISMO SEM RELIGIÃO
Baseada na teologia de Dietrich Bonhoeffer. Segundo Bonhoeffer, Cristo não é um homem, mas é homem e a igreja não é uma comunidade religiosa que adora a Cristo, e sim o próprio Cristo entre os homens.
LINHA DE PENSAMENTO DOS PRINCIPAIS TEÓLOGOS
DENTRO DA TEOLOGIA PROTESTANTE
Karl Barth (1886) – Sua metodologia fundamentava-se no princípio de que não se pode compreender um pensamento, uma época ou uma pessoa, sem compreender antes sua pré-história. Duas das mais importantes características de sua teologia: profunda inspiração bíblica e ilimitada abertura para todos os problemas do homem moderno. Sua principal obra Der Römerbrief combateu o racionalismo, o humanismo e o liberalismo que invadiram a teologia protestante no século XIX.
...