CAPS, TRABALHO DE PESQUISA DE CAMPO
Por: QUASEPSICOLOGIA • 20/8/2019 • Trabalho acadêmico • 725 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE PSICOLOGIA
FRANCIELE RODRIGUES DA SILVA
FERNANDO KUECHLER
CAPS - Centro de Atenção Psicossocial
VISITA
São Leopoldo
2017
FRANCIELE RODRIGUES DA SILVA
FERNANDO KUECHLER
CAPS - Centro de Atenção Psicossocial
VISITA
Trabalho apresentado para a disciplina Saúde Mental Coletiva, pelo Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ministrada pelo professor Rafael Wolski de Oliveira
São Leopoldo
2017
SUMÁRIO
1 CAPS – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL 3
2 CONCLUSÃO / CONSIRAÇÕES FINAIS 5
REFERÊNCIAS 5
1 CAPS – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
O CAPS atende todas as pessoas que chegam através de um encaminhamento ou que o busca um atendimento, sempre objetivando a reintegração do paciente à sociedade, evitando, inclusive, uma possível internação. O serviço oferece mais de 32 projetos e grupos feitos no Centro. Entre eles grupos de artesanatos, de brechó com um grupo de senhoras, cinema, clube do filme como chamam, yoga com um professor voluntario, terapias em grupos, atendimento psicológico e psiquiátrico. Em casos de doença crônica, o tratamento é para a vida toda; já nos menos graves a alta acontece quando há a melhora do paciente. Cerca de 3 mil pessoas são atendidas mensalmente através do CAPS, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 18 horas, na Rua Presidente Kennedy, 259, Centro em Sapiranga. Informações sobre o serviço podem ser obtidas através do telefone 3959-1022.
A sede hoje é uma casa, anteriormente era localizado no subterrâneo do INSS de Sapiranga, o ambiente não era bem apresentado, era úmido e sem vida. Agora na nova instalação os participantes contam com uma casa, com um jardim cuidado por eles e pelos funcionários. A adaptação teve que ser feita aos poucos com alguns participantes, por mais que o ambiente não fosse dos melhores antes, eram muito apegados, (não podemos tirar fotos do local).
Contam com um atendimento na rede, nos postos dos bairros com psicólogos e psiquiatras, atividades terapêuticas nos CRASs e atendimento especializado no CREAS.
Em conversa com a Coordenadora, nos falou da dificuldade em que a própria rede tem de entender sobre o funcionamento do CAPS, o que realmente é atribuição do órgão e o que atendimento do CAPS, ainda há uma falta de informação e diálogo para um atendimento em conjunto com os participantes e familiares.
Colocou também da necessidade de um CAPS AD, (atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 70 mil) pois Sapiranga já tem 90 mil habitantes e a demanda desses participantes tem sido cada vez maior.
...