A MANEIRA DE DEIXAR A CUSTA ESPIRITUAL
Tese: A MANEIRA DE DEIXAR A CUSTA ESPIRITUAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JoycedeMello • 3/12/2014 • Tese • 1.809 Palavras (8 Páginas) • 253 Visualizações
CAPÍTULO 5
APRENDENDO COM O MAIOR DISCIPULADOR DEPOIS DE JESUS
TÓPICO 1- O CAMINHO PARA DEIXAR UM LEGADO ESPIRITUAL.
(Atos 4:36) - Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre,
(Atos 4:37) - Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.
Para entender sobre o peso profético de Barnabé fica claro que a palavra chave aqui é “encorajador” Que ou aquele que encoraja. = ENCORAJANTE.
Em toda a bíblia, depois da pessoa de Cristo, o encorajador se chama Barnabé.
A igreja daquela época passava por grandes perseguições, a igreja cristã passava por dificuldades. E em meio a essas contrárias situações estava Barnabé encorajando, e a ação do Espírito Santo.
José não recebeu este apelido por receber, certamente foi uma pessoa que exalava: presença confortadora; maneira séria e desprendida de se dedicar aos outros.
Deixou o exemplo de desprendimento das coisas materiais, Levita de Chipre, sabia que todos possuem a posse das coisas mas não a propriedade, pois esta pertence a Deus. Vendeu sua propriedade em Chipre para ajudar a obra de Deus naqueles dias.
A fidelidade de um líder é medida de acordo com a entrega que ele faz, a Deus, do que é e do que tem. Por isso seu ato foi bem diferente de Safira e Ananias (Atos 5: 1-11), ele depositou toda a quantia aos pés dos apóstolos.
2 A NECESSIDADE DE BARNABÉS
Barnabé aparece como exemplo concreto de discipulado na igreja primitiva. Ele não é apenas um contraste dos cristãos da época, vai muito, além disso.
Termos pessoas ao nosso lado que nos encorajam na caminhada, nos ajuda a vencer a dor, e as adversidades do cotidiano é tudo que queremos. Faltam Barnabés em nossos dias.
Onde estão os Barnabés? Deus está procurando pessoas de um modo geral que dêem notícias alentadoras à alma uns dos outros.
3 A ARTE DE CUIDAR DO OUTRO.
(Atos 9:26) - E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.
(Atos 9:27) - Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.
(Atos 9:28) - E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo,
Na segunda menção de Barnabé no NT (39 dc), ele arrisca toda sua reputação e respeito, talvez sua vida, ao aliar-se até em tão a Saulo de Tarso, um recém convertido.
Este fato acontece 3 anos após sua conversão, Jerusalém era o lugar mais perigoso que Saulo poderia visitar, do ponto de vista humano. A pessoa estar no centro da vontade de Deus faz com que ela tome decisões que põe em risco sua segurança e vida.
A fuga de Damasco foi humilhante (2 cor 11:32-33) e sua recepção em Jerusalém foi “gelada”. Lucas relata no evangelho que ninguém, inclusive os apóstolos, acreditaram na conversão de Saulo.
Os Saulos necessitam de encorajadores para sustentarem suas almas aflitas e seus espíritos em busca de um caminho seguro no Reino de Deus. Nesta cena aparece Barnabé na vida de Saulo.
Como se tornar uma pessoa de influência ( livro de John Maxwell), dicas:
• Comprometa-se com as pessoas;
• Acredite nas pessoas;
• Seja acessível as pessoas:
• Dê sem esperar retribuições;
• Dê oportunidades as pessoas;
• Ajude as pessoas a alcançar um nível mais alto.
TÓPICO 2 SENDO UM INFLUENCIADOR MOTIVACIONAL
1- INTRODUÇÃO
(Atos 11:19) - E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.
(Atos 11:20) - E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
(Atos 11:21) - E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
(Atos 11:22) - E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.
(Atos 11:23) - O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;
(Atos 11:24) - Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.
(Atos 11:25) - E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.
Atos 9: 29-30 demonstra que a vida de Saulo corria risco de morte, então alguns irmão embarcam ele no porto de Cesareia rumo a Tarso.
Após 14 anos Barnabé surge novamente no NT (Gal 2:1) (Gálatas 2:1) - DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.
Os cristãos tinham certo receio a pregar para outros povos. Em atos 11: 19 o texto explica que foram lançados por toda parte a levar o evangelho, no verso 21, nomearam um pastor na nova Igreja em Antioquia, o escolhido foi Barnabé.
2 INVESTINDO NO REJEITADO
Demosntra o versos 22 e 24 que Barnabé lançado em Antioquia pela igreja de Jerusalém, lembrou-se de Saulo, aquém estimava em ensino, e foi ao encontro dele. Paulo morava em Tarso sua cidade natal.
(Atos 11:22) - E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.
(Atos 11:23) - O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;
(Atos 11:24) - Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.
(Atos 11:25) - E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo;
...