A Origem Do Pensamento Teológico
Casos: A Origem Do Pensamento Teológico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edsonudia • 5/8/2013 • 3.296 Palavras (14 Páginas) • 3.860 Visualizações
A ORIGEM DO PENSAMENTO TEOLÓGICO
1. DEFININDO TEOLOGIA
A palavra teologia é de origem grega Theos significa Deus e logia indica o sentido do estudo. Teologia significa o estudo sobre Deus.
Deus rompe o silencio e através deste rompimento cabe ao ser humano buscar o conhecimento e a revelação.
O homem se não acreditar e entender de uma forma organizada e comunicável ao que esta escrito que é o revelado de Deus, e que é verdade não haverá teologia.
Então teologia nada mais e do que um estudo sobre o pensar de Deus e colocar esse pensar de alguma maneira.
Por mais que o homem fosse sábio ou busca-se a sabedoria de nada adiantaria se Deus não se revelasse ao homem pois não teria como o homem estudar algo que ele mesmo não compreenderia nem entenderia. A influencia da teologia na vida do homem é observada através do prestar conta de seus atos que ou até mesmo de um pensar de prestar contas.
Uma vida de intimidade e de buscar a presença de deus deve esta embaseada em uma sã teologia.
• A teologia aborta os seguintes temas.
• Deus
• O Homem
• O mundo
• A salvação
• A escatologia estudo do fim dos tempos
Quando se fala de deus se fala também do homem de sua existência, falasse sobre o afastamento do homem de deus o pecado. Destas afirmações são resultantes de diretrizes em nossas vidas.
2. QUEM DEVE FAZER TEOLOGIA
Todo cristão deveria fazer para buscar o conhecimento e o crescimento ao estudar as escrituras , muitos fazem simplesmente para adquiri conhecimento ou por não ter entendido algo que a ciência não pode esclarecer mas param por ai e não colocam em pratica o que deus deixo para ser praticado que é sua palavra, esse porem não podem ser considerados cristão.
3. BUSCAS DE RESPOSTAS
A muitas perguntas estão na mente do homem perguntas sobre Deus sobre sua origem de onde ele veio que a após a morte a muitas perguntas que ele busca a própria ciência encontrou respostas para os questionamentos do homem mas ainda persiste um vazio algo que sacie sua alma que acabe com suas duvidas.
A antropologia moderna estuda a vida humana, mas antes da do surgimento da ciência antropologia a teologia já estudava a vida humana. O fato é que muitos estudiosos são levados a loucura e a cegueira total pois vão em busca de algo que não vão compreender pois não possuem intimidade uma vida com Deus.
4. TEOLOGIA COMO CIÊNCIA
A palavra ciência vem do latim que quer dizer conhecimento, segundo o dicionário da língua portuguesa ciência é o conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos. E também sabemos que a teologia esta fundada sobre conhecimentos certos que a palavra de Deus.
Uma obra é considerada teológica quando se refere a determinadas fontes, empregadas de exata comunicabilidade e apresenta critérios de verificação adequados as próprias afirmação.
4.1 OS PRINCIPAIS TRAÇOS DE CIÊNCIA QUE A TEOLOGIA POSSUI
4.1.1 CRITICIDADE
É uma disciplina critica um saber que opera sobre si mesmo discrimina doutrinas daquilo que é crença popular e opinião teológica.
4.1.2 SISTEMATICIDADE
Como outras ciências possui um conjunto de saberes estruturados ordenados em dados em sistema que deem conta, tanto quanto possível, dos conhecimentos sobre o sagrado e a fé.
4.1.3 DINAMICIDADE
Assim como todas as ciências é uma disciplina dinâmica não despreza conhecimentos anteriores procura lançar novos olhares .
FUNDAMENTANDO A TEOLOGIA
Os homens inspirados por Deus começarão á registrar relatos mas não com a intenção de elaborarem tratados ou discursos teológicos, mais para que as narrativas e detalhes e o mais que importantes dessa história toda é fossem preservadas na mente e no coração das pessoas.E com todos esse relatos resultou num conjunto de documentos que chamamos de bíblia.
A palavra Bíblia é derivada do latim,da palavra grega bíblia (livros) esses livros são inspirados por Deus.A Bíblia tem o novo testamento para designar no todo ou em parte,os documentos do antigo testamento.
2. O PAPEL DAS ESCRIURAS SAGRADAS NA TEOLOGIA
A Bíblia desempenha um papel muito importante na história da civilização ,foram escritas de várias línguas para que todos os povos pudessem ter.
• Deus traz a salvação (é o mediador do concerto) .É a salvação do seu povo.
• O meio de salvação (a base do concerto). É a graça de Deus que exige do seu povo uma resposta de fé e obediência.
• Os herdeiro da salvação (o povo do concerto).São o israel de Deus a igreja de Deus que somos nós.
3 . A INTERPRETAÇÃO DAS SAGRADAS ESCRITURAS
Ao buscarmos a interpretação de um texto ou assunto específico das Sagradas Escrituras temos que ter o cuidado de não contradizer o ensinamento total dessa escritura sobre o ponto.Temos que levarmos três pontos em consideração que são:
• As cópias existentes do manuscrito bíblico original podem conter inexatidão;
• As traduções atualmente existentes do texto bíblico grego ou hebraico podem conter falhas;
• A nossa própria compreensão do texto bíblico pode ser incompleta ou incorreta.
Com esses três pontos a bíblia se torna infalível.
3. CONCEPÇÕES TEOLÓGICAS
1.1 TEOCENTRISMO (THEOS =DEUS ;KENTRON = CENTRO) se refere á doutrina ou forma de pensamento que considera Deus como o centro de tudo e que tudo foi criado por ele e por ele é dirigido.
1.2 MONOTEÍSMO (MÓNO =ÚNICO; THEOS = DEUS)caracteriza um sistema religioso que admite um só Deus, pode ser dividido em dois monoteísmo;explicito presta culto efetivo
...