A Resenha Homilética ITQ
Por: ecrazie • 6/7/2021 • Resenha • 934 Palavras (4 Páginas) • 729 Visualizações
Resenha bibliográfica do livro HOMILÉTICA
Capítulo 6 – Tipos de sermões e o uso de ilustrações.
Bezerra, prof. Cícero Manoel. Homilética. Edição setembro de 2018. Barra Funda: SGEC – Secretaria Geral de Educação e Cultura, 2018.
Prof. Cícero Manoel Bezerra é coordenador da área de humanidades no centro universitário Uninter EAD e Coordenador do curso de Bacharelado em Teologia presencial na Faculdade Teologia Betânia, Fatebe. Doutor em Teologia pela PUC-Rio com atuação na área de pesquisa, religião e mídia. Bacharel em teologia pela Faculdade Teológica Betânia (validação). Pós-graduação em gestão de pessoas, faculdade Sul Americana de Londrina. Mestrado em Teologia Pastoral, PUC- PR.
O livro Homilética, edição Setembro de 2018, faz parte da grade curricular do Instituto teológico quadrangular. Composto de 109 páginas e 7 capítulos, o livro aborda os temas relacionados ao ensino, teorias e exercícios no preparo e entrega de sermões, levando em consideração a postura pastoral no que se refere à pregação da palavra de Deus.
O capítulo 6, objeto desta resenha, é dividido em 2 tópicos principais que são sermões e ilustrações e tratam de como são as diretrizes dos tipos de sermões e também a importância do uso de ilustrações na aplicação dos mesmos.
O primeiro tópico inicia com uma breve introdução que classifica os sermões em 3 tipos, o sermão temático, o sermão textual e o sermão expositivo, a partir daí é possível ter uma ideia do conteúdo deste primeiro tópico.
Em relação ao primeiro tipo, o Sermão temático, ele é identificado principalmente por ser dividido em tópicos e cada tópico é uma divisão do próprio tema do sermão, ele é baseado em um tema e todas as suas partes são derivadas do assunto principal. Outra característica deste tipo é que o tema é extraído do texto bíblico, porém as divisões não, elas são adquiridas através do tema e com isto se procuram as bases bíblicas para cada divisão, que geralmente são passagens distantes uma das outras. Uma das suas vantagens é a grande capacidade de abordagem de um determinado tema, é preciso também ater-se ao tema que deve ser bem claro e os objetivos devem ser definidos, pois por ser um estudo profundo de um determinado tempo, existem também diferentes tios deste sermão, que vão desde narrativas com aplicação, até solução de problemas e sequencias motivadas.
O segundo tipo de sermão é o textual, que é caracterizado por ter o tema definido pelo texto bíblico, ele extrai frases de um ou dois versículos e transforma em títulos principais, ele utiliza uma breve porção da bíblia e as linhas de desenvolvimento são tiradas do próprio texto. Ele é um sermão que seus “tópicos” são tirados apenas da porção da bíblia utilizada para definir o tema. Como vantagens deste tipo de sermão pode-se observar que o pregador fica sempre ligado às escrituras, é um sermão fácil de ser desenvolvido e também lembrado, porém é preciso tomar cuidado com o trabalho do texto fora de contexto, ele necessita de um conhecimento do pregador sobre o texto usado que é um dos princípios básicos para a preparação de esboços do sermão textual.
...