A estrutura fundamental das crenças religiosas
Artigo: A estrutura fundamental das crenças religiosas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marianasedmak • 28/10/2014 • Artigo • 1.389 Palavras (6 Páginas) • 983 Visualizações
O que é religião:
Religião deriva do termo latino RE LIGARE que significa religação com o divino.Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo metafísico, ou seja, de além do mundo físico.Sendo assim o hábito geralmente por parte dos grupos religiosos de taxarem tal ou qual grupo religioso rival de seita não tem apoio na definição do termo seita, derivado da palavra latina SECTA, nada mais é do que um segmento minoritário que se diferencia das crenças majoritárias, mas como também é religião.
Heresia é outro termo mal compreendido significa simplesmente um conteúdo que vai contra a estrutura teórica de uma religião dominante sendo assim o cristianismo foi uma heresia judaica assim como o protestantismo uma heresia católica, ou o budismo uma heresia hinduísta.
A Mitologia e uma coleção de contos e lendas com uma concepção mística em comum sendo parte integrante da maioria das religiões, mas suas formas variam grandemente dependendo da estrutura fundamental da crença religiosa.
Não a religião sem mitos, mas podem existir mitos que não participem de uma religião.
Mística:Pode ser entendida como qualquer coisa que diga a respeito a um plano sobre material presença da religião em toda a cultura humana.
Não há registro em qualquer estudo por parte da historia, antropologia, sociologia ou qualquer outra ciência de um agrupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa.
As religiões são um fenômeno inerente a cultura humana, assim como as artes e técnicas.
Grande parte de todos os movimentos humana significativa teve a religião como impulsor, diversas guerras, geralmente as mais terríveis foram de ordem religiosa, estruturas sociais forma definidas com base em religiões e grandes parte do conhecimento cientifico, filosófico e artístico tiveram como vetores os grupos religiosos, que durante maior parte da historia da humanidade estiveram vinculados ao poder político e social.
Hoje em dia apesar de todo avanço cientifico o fenômeno religioso sobrevive e cresce desafiando previsões que antevejam seu fim.A grande maioria da humanidade professa alguma crença religiosa direta ou indiretamente e a religião continua a promover diversos movimentos humanos e mantendo estatutos políticos e sociais.
Tal como a ciência, a arte e a filosofia, a religião é parte integrante e inseparável da cultura humana é muito provavelmente sempre continuara sendo.
Tipos de religião:
Há vários tipos de religião, e são muitos os modos que vários estudiosos utilizam para classifica-las.Pôr há características comuns as religiões que aparecem com maior ou menor destaque em praticamente todas as divisões.
São elas: Panteísta, politeísta, monoteísta e ateísta. Panteísta. As mais antigas remontando a pré historia onde tinham predominância absoluta e também presente em muitos dos povos silvícolas das Américas, África e Oceania.Para os panteístas DEUS é o próprio mundo, tudo esta interligada num equilíbrio ecossistêmico e místico.Crê se em espíritos e geralmente em reencarnação, e comum também o culto aos antepassados, procura se manter a harmonia com a natureza, e o mundo comumente é tido como eterno.
Algumas religiões panteístas: Xamanismo, religiões célticas, druidismo, amazônicas, indígenas norte americanas africanas, pansignifica natureza idéia de que tudo é deus que todos os elementos e coisas existentes são o próprio corpo de deus e que embora possua uma dimensão invisível esta intimamente ligada à natureza e relacionado a todos os eventos.
Politeístas
Surgiram num estagio posterior de desenvolvimento social tendo sido predominantes na idade Antiga em todo o velho mundo e mesmo nas civilizações mais avançadas das Américas pré-colombianas, diversos deuses criaram, regem e destroem o mundo.Relaciona-se de forma tensa com os seres humanos, não raro hostil, as lendas dos deuses se assemelham a dramas humanos,havendo contos dos mais diversos tipos, Algumas religiões Politeístas Religião grega,egípcia,xintonismo,mitologia nórdica,religião azteca e maia, para eles existem vários tipos de deuses independente que geralmente representam aspectos específicos da natureza mas não são a própria natureza.
Monoteístas
Mais recente,surgindo a partir do ultimo milênio aC, e predominante da idade media até a atualidade,um ser transcendente criou o mundo e o ser humano, há uma relação paternal entre criador e criaturas.idéia de que existem um único deus supremo sobre todas as outras criaturas ,que é principio e fim de todas as coisas e que criou o universo estando separado dele pode se confundir com henoteismo e por vezes com o politeísmo por admitir a existência de outras criaturas divinas como anjos,mas que nestes casos não são chamados de deuses
Algumas religiões Monoteístas. Bhramanismo,zoroastrismo,judaísmo,cristianismo, islamismo e sikhrismo.
Ateísmo
Surgem a partir do século 5 aC,tendo vingado somente no oriente e no ocidente ressurgindo somente após a renascença,para eles o Universo é uma emanação de um principio primordial “vazio”um não ser,crê se na possibilidade de evolução espiritual através de um trabalho
...