A influência de Paulo de Tars
Projeto de pesquisa: A influência de Paulo de Tars. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: caxiota • 19/3/2014 • Projeto de pesquisa • 10.329 Palavras (42 Páginas) • 530 Visualizações
FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ – FAEPI
CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA
PAULO DE TARSO: UMA BIOGRAFIA REFLEXIVA
FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA
DEMERVAL LOBÃO – PI
2008
FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA
PAULO DE TARSO: UMA BIOGRAFIA REFLEXIVA
Trabalho monográfico apresentado ao Programa de Graduação em Bacharelado em Teologia da Faculdade Evangélica do Piauí – FAEPI, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Teologia.
Prof. Orientador __________________________
DEMERVAL LOBÃO – PI
2008
PAULO DE TARSO: UMA BIOGRAFIA REFLEXIVA
Por
FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA
Trabalho monográfico apresentado ao Programa de Graduação em Bacharelado em Teologia da Faculdade Evangélica do Piauí – FAEPI, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Teologia, pela Banca examinadora formada por:
_________________________________________________
Presidente
_________________________________________________
Membro
_________________________________________________
Membro
_________________________________________________
Membro
DEMERVAL LOBÃO, ____/_____/2008
À minha família, pelo incentivo e apoio constante ao longo dessa jornada.
AGRADECIMENTOS
A Deus, pelo dom e por todas as conquistas alcançadas;
À minha esposa, pelo companheirismo diário;
Á meu filho Sazaki, pelo carinho constante e compreensão nos momentos de ausência dedicados aos estudos;
A minha professora orientadora, pelo carinho e dedicação;
Aos professores do Curso, por terem partilhado comigo seus conhecimentos, abrindo novos horizontes;
À VH Informática, pela diagramação, correção ortográfica e gramatical;
A todos aqueles que, direta e/ou indiretamente, contribuíram para essa vitória com palavras sinceras de apoio e motivação.
Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para o sustento dos pobres e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.
A caridade é paciente, é benigna; a caridade não é invejosa, não trata com leviandade, não se ensoberbece; Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade nunca, jamais há de acabar, ou deixem de ter lugar as profecias, ou cessem as línguas, ou seja abolida a ciência.
...Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três virtudes, porém a maior delas é a caridade.
(Paulo, I Coríntios, 13, 1-7;18)
RESUMO
Paulo de Tarso foi um homem criado na rígida disciplina teológica do judaísmo, perseguiu vorazmente os cristãos, teve de rever radicalmente seus conceitos e dedicou o resto da sua vida a defender o cristianismo, conciliando-o com a doutrina de Moisés, o que é muito difícil, considerando a rigidez patriarcal a que estava atrelada. Ele teve de lutar não só com a mentalidade religiosa da época, como também a sua própria, combatendo seus próprios preconceitos. Desse modo, Paulo de Tarso foi um apóstolo singular, por ter dado maior ênfase aos irmãos gentios, pois seu chamado era destinado a eles que estavam espalhados pelo mundo. Paulo, assim como os outros Verdadeiros Apóstolos, também teria visto Jesus Cristo. Paulo, pois, escreveu várias epístolas para as comunidades que visitara, pregando e ensinando as máximas cristãs. Através de suas cartas, Paulo transmitiu às comunidades cristãs e aos seus discípulos uma fé fervorosa em Cristo, no momento de sua morte e posterior ressurreição. Além disso, acrescenta-se a esta fé o seu temperamento passional, ativo e corajoso, capacitado a ter idéias poéticas e inovadoras. Escolheu-se como problema da pesquisa: Qual a importância dos ensinamentos de Paulo de Tarso? Como objetivo geral temos: Compreender a importância dos ensinamentos de Paulo de Tarso. E como objetivos específicos: Entender quem foi Paulo de Tarso; Conhecer sua cidade natal; Identificar o papel de Paulo de Tarso dentro do Cristianismo; Enumerar os principais ensinamentos paulinos. O estudo tem como finalidade primordial a realização de um levantamento bibliográfico, a respeito da importância de Paulo de Tarso dentro do contexto do cristianismo. Nesse sentido, este estudo torna-se
...