ADM ECLESIASTICA
Casos: ADM ECLESIASTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tigre1000grau • 23/10/2013 • 824 Palavras (4 Páginas) • 736 Visualizações
1 – DEFINA ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA E DÊ REFERÊNCIAS BIBLICAS A RESPEITO DE ADMINISTRAÇÃO:
Administração Eclesiástica cuida de diversos assuntos ligados ao trabalho do pastor no que tange a sua função de líder ou administrador principal da igreja á que serve, a igreja é simultaneamente, ORGA¬NISMO e ORGANIZAÇÃO. É o povo de Deus organizado num tríplice aspecto: espiritual, social e econômico, para atender à missão para a qual Deus a constituiu.
Em muitos casos, a Bíblia tem sido citada por sua demonstração de princípios administrativos. Um dos exemplos mais notórios é a linha de autoridade estabelecida por Moisés em atenção ao conselho de Jetro, seu sogro, cerca de mil e quinhentos anos antes do nascimento de Jesus Cristo.
Em muitos casos, a Bíblia tem sido citada por sua demonstração de princípios administrativos. Um dos exemplos mais notórios é a linha de autoridade estabelecida por Moisés em atenção ao conselho de Jetro, seu sogro, cerca de mil e quinhentos anos antes do nascimento de Jesus Cristo.
Também Davi divide os sacerdotes em vinte e quatro turnos - maiorais do santuário e maiorais da casa de Deus - 1 Cr 24.
.2 – CITE TRÊS PRINCIPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO. EXPLIQUE OS PRINCIPIOS ADOTADOS PELA IEQ.
a) Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
b) Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o de esperar obediência; a responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade: é a obrigação de cumprir as atribuições do cargo e responder pelas conseqüências dos próprios atos e decisões. Ambas devem estar equilibradas entre si.
c) Disciplina: depende da obediência. Corresponde ao cumprimento dos acordos estabelecidos e das determinações vigentes.
d) Epsicopal : Neste sistema mais antigo, adoptado como por exemplo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa, os ministros principais da Igreja são os bispos. Outros ministros são presbíteros e diáconos. Todos estes são mencionados no Novo Testamento. O Governo é centralizado na figura de um dirigente, responsável pelas decisões e destinos da igreja, mas que possui um grupo de subalternos, o Colégio Episcopal, responsáveis pela administração da gestão do sistema. Como denominação evangélica, a Igreja do Evangelho Quadrangular segue este governo, qual o bispo rege uma ou mais regiões eclesiásticas e há ainda os pastores, evangelistas e diáconos.
3 – Quais são os direitos previstos na Constituição Brasileira para as Organizações religiosas no que diz respeito aos tributos?
A Constituição Federal de 1988 busca garantir vários direitos e valores fundamentais inerentes ao ser humano. Dentre os inúmeros valores assegurados pela CF/88, destaca-se, entre os quais, a inviolabilidade da liberdade de consciência e de crença, prevista no inciso VI do artigo 5º da Lei Suprema, no qual fica assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias. Em contrapartida, o art. 19, I, da CF/88, com o fim de se preservar o caráter laico do Estado, preconiza a neutralidade do mesmo perante as igrejas e cultos religiosos, proibindo que os entes públicos lhes embaracem o funcionamento ou os subvencionem, ressalvada, nos limites da lei, a colaboração de interesse público.
4 – Como é estruturada a Administração Quadrangular? Que órgão
...