Adoração e serviço
Por: saravillon • 23/11/2015 • Artigo • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 160 Visualizações
Transição. Mudança de Mentalidade.
Conceito de Adoração.
"Senhor, disse- lhe a mulher, vejo que tu és profeta. Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Disse- lhe Jesus: Mulher, podes crer- me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores."
João 4:19-23
Adoração não é um estilo de música, nem um momento de preparação pra mensagem.
Adoração é vida.
Os Judeus e Samaritanos compreendiam que adoração estava ligada a um local. Não adoravam imagens, mas transferiram a adoração para um monte.
A mulher samaritana diz pra Jesus: Os meus pais adoram em Samaria, os Judeus em Jerusalém, qual é o lugar certo?
Não podemos limitar a adoração aos 30 minutos iniciais de um culto.
Jesus disse que o Pai procura adoradores que o adoram em Espírito e em Verdade.
A adoração também não consiste em cerimônias, quando Jesus chega no templo e vê o comércio que fora montado em cima da adoração, fica irado.
Os comerciantes não criaram todo aquele comércio de um dia para o outro. Acredito que no início nem havia maldade. Tentaram ajudar o povo que vinha de lugares distantes e tinham dificuldades para trazer os animais para sacrificar, quando iriam comprar tinham que trocar seu dinheiro para moeda local. Tudo tinha uma boa intenção.
O problema é que foi perdendo a essência da adoração e começaram a querer tirar proveito da situação.
Quando referimos a adoração como estilo de vida, estou falando de voltar à essência da adoração. Deus não se deixa levar pela aparência.
"Porém, o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” I Samuel 16:7
Deus não se impressiona com vozes ou arranjos, apesar de que se deve buscar a excelência, não para impressioná-lo, mas para honrá-lo. Porque Deus merece sempre o nosso melhor.
Mas se a adoração for vazia, apenas com aparência, sem essência, será rejeitada por Deus.
Quando as 10 virgens na parábola de Jesus (Mt. 25) vão se encontrar com o noivo, 5 delas tinha azeite, outras 5 deixaram acabar, quando pedem para entrar nas bodas, o noivo responde: “Eu não vos conheço.”
Como podem 5 noivas que aguardavam as bodas o noivo declara que não as conhecia?
Da mesma forma que muitos se dizem adoradores, mas o noivo diz que não os conhece.
Adoração é intimidade! A palavra grega para adoração é "προσκυνεω proskuneo” que traz o sentido de “beijo”. Um ato de grande intimidade.
Uma adoração vazia são cânticos que não retratam o dia a dia. Sem intimidade. Sem essência. Precisamos voltar à essência da adoração, que é vida de intimidade.
O desvio da essência da adoração vai acontecendo aos poucos, muitas vezes até disfarçado de boas intenções, mas Deus não se deixa enganar, Ele não divide aquilo que é dEle com ninguém.
Intérpretes Musicais.
Um dos termos utilizados no meio secular para cantores é intérpretes. Os melhores cantores emocionam o público levando-os a emoções extremas cantando músicas com letras que nunca viveram. Mas são excelentes intérpretes.
...