Análise Comportamental Da Utilização Dos Usuários No Aplicativo De Plano De Saúde Pós-Pandemia
Por: Uniodonto TrÊs Rios • 21/5/2024 • Abstract • 1.324 Palavras (6 Páginas) • 47 Visualizações
DAVI MENDES DE FREITAS
DENNER DO NASCIMENTO OLIVEIRA
ANÁLISE COMPORTAMENTAL DA UTILIZAÇÃO DOS USUÁRIOS NO APLICATIVO DE PLANO DE SAÚDE PÓS-PANDEMIA.
Resumo: Com o poder que a utilização das tecnologias exercem sobre os indivíduos alterou a maneira da comunicação e do relacionamento entre as pessoas. Os aplicativos empresariais impulsionam cada vez mais a tendência do ser humano em interagir de forma remota. Responder o que leva o ser humano a se organizar em um novo ambiente da internet, é de relevante importância para a tomada de decisão empresarial. Nesse contexto, o propósito deste estudo é entender os motivos que influenciam os níveis de adesão dos aplicativos empresariais a partir da análise comportamental de consumo de produtos e serviços, tendo como alicerce a pesquisa o modelo Behaviorismo e o cenário após a crise na saúde mundial. Aplicando um estudo de caso ficto, propõe-se uma análise comparativa a partir de dois fatores de recolha de dados, e também a aplicação de planos de marketing e de comunicação. Como parte dos resultados da pesquisa foram identificados fatores que poderiam fortalecer ou penalizar a adesão do sistema “Saúde Certa”.
Palavras-chave: Aplicativo, Behaviorismo, Pandemia.
Abstract: The power that the use of technology exerts on individuals has changed the way people communicate and relate. Business applications increasingly drive human beings' tendency to interact remotely. Answering what leads human beings to organize themselves in a new internet environment is of relevant importance for business decision making. In this context, the purpose of this study is to understand the reasons that influence the levels of adoption of business applications based on the behavioral analysis of the consumption of products and services, using the Behaviorism model and the scenario after the global health crisis as a basis for research. Applying a fictitious case study, a comparative analysis is proposed based on two data collection factors, and also the application of marketing and communication plans. As part of the research results, factors were identified that could strengthen or penalize adherence to the “Saúde Certa” system.
Keywords :Application, Behaviorism, Pandemic.
OBJETIVO
Este estudo baseia-se no tema de análise do comportamento do uso do aplicativo de plano de saúde pós-pandemia. Saiba que no panorama atual e tecnológico, a influência da tecnologia faz-se sentir todos os dias através da utilização de smartphones e da sua relevância na sociedade, das campanhas eleitorais digitais ou da organização de protestos através de meios tecnológicos.
Entretanto, qual é o incentivo para uma pessoa utilizar um aplicativo? Como forma de buscar a resposta, este artigo promove a análise comportamental das preferências de consumo de uma pessoa, o comportamentalismo conduzirá à identificação da influência de reforços (utilitários e informativos) nos níveis de adesão do sistema “Saúde Certa”.
O sistema foi criado para a identificação da relação de dependência interpessoal através das redes. Com isso, a análise feita mostra que além do surto epidemiológico mundial existe também uma elevada compulsividade nos padrões de consumo.
O trabalho visa mostrar o comportamento das pessoas em relação ao consumo do aplicativo, pois o cenário pós-pandemia acarretou uma necessidade excessiva de relacionar-se através da internet.
DESENVOLVIMENTO
A elaboração da tese comportamental é de suma importância no estudo do comportamento dos usuários é o Behavioral Perspective Model(BPM), que foi idealizado e tem sido aprimorada por Gordon Robert Foxall, professor/pesquisador emérito da Cardiff Business School, Cardiff University, País de Gales, Reino Unido (FOXALL, 1990; 1993; 1996; 2001; 2002; 2005; 2010).
Constituído em experiências do marketing e da análise do comportamento, o Behavioral Perspective Model (BPM) embasa um programa de pesquisa que destaca o impacto das variáveis do contexto ambiental onde ocorrem as interações de consumo, obtendo nos princípios de aprendizagem do comportamento operante as contribuições para uma análise funcional do comportamento do consumidor. O BPM interroga o sentido de que as causas iniciais da conduta do consumidor sejam mentais ou neurais, ou atribuíveis particularmente a eventos intra individuais, dando ênfase à história passada de aprendizagem do consumidor e às circunstâncias ambientais sob as quais o consumidor se encontra em uma determinada situação de consumo. Desta maneira, o BPM tem se tornando uma importante alternativa às concepções cognitivistas predominantes nos estudos ligados à computação social referente ao comportamento do consumidor (FOXALL, 1987, 1990,2005, 2010; OLIVEIRA-CASTRO, FOXALL, 2005).
A Computação Social é um setor da Computação preocupado com a intersecção do comportamento social com os sistemas computacionais (WIKIPEDIA, 2012), incluindo áreas como a Educação, a Comunicação, a Psicologia, entre outros. O alvo principal desta área de pesquisa é guardar ligações e contextos sociais com o apoio de software e tecnologia, de modo que os usuários possam ter uma vida social online ativa. O Youtube é um modelo de um serviço de rede social popularizado que se encaixa nesse cenário e tem como foco a distribuição de vídeos. No contexto da notícia e do jornalismo, blogs, redes sociais online são exemplos dos atuais eixos de um conjunto de plataformas sociais que permitem às pessoas se conectarem, compartilhar e discutir notícias. Finalmente, os sites de agregação de notícias sociais e plataformas baseadas em wiki também se enquadram no âmbito de sistemas da Computação Social.
...