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CORRELAÇÃO DA TEOLOGIA COM A ECOLOGIA: Uma análise sobre ecoteologia

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  341 Visualizações

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CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA - CEFORTE

        

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CORRELAÇÃO DA TEOLOGIA COM A ECOLOGIA:

Uma análise sobre ecoteologia

xxxxx - RJ

2018


CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA - CEFORTE

CORRELAÇÃO DA TEOLOGIA COM A ECOLOGIA:

Uma análise sobre ecoteologia

Trabalho apresentado ao Curso Livre de Teologia do Centro de Formação Teológica como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Teologia Sistemática I.

        

xxxxx - RJ

2018


RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de  correlacionar a ecologia e a teologia e trazer o real significado da ecoteologia dentro dos temas teológicos que englobam a fé cristã: criação, pecado, graça e salvação. Esta articulação é corroborada perante  legitimidade dos textos bíblicos do Antigo e Novo Testamento.

Palavras chaves: ecoteologia, teologia, ecologia e criação.


SUMÁRIO

RESUMO        3

1. INTRODUÇÃO        4

2. CORRELAÇÃO ENTRE TEOLOGIA E ECOLOGIA        5

2.1 Criação        5

2.2 Pecado        6

2.3 Graça        7

2.4 Salvação        8

3. CONCLUSÂO        9

REFERÊNCIAS        10

        

1. INTRODUÇÃO

O termo ecologia se deriva de duas palavras gregas: oikós e logos que significam, casa e estudo, respectivamente. Ou seja, é a ciência que estuda o habitat,  as condições de sobrevivência dos seres vivos e as interações entre esses seres e o meio. Estas interações ecológicas podem ocorrer entre seres da mesma espécie ou entre espécies diferentes.

Agora, teologia é o estudo da natureza de Deus e sua relação com o homem e com o universo.

Pelos conceitos apresentados pode parecer impossível correlacionar estes dois termos tão distintos, no entanto, ambos termos possuem a característica do relacionamento, seja de Deus com sua criação apresentado na teologia ou da criatura com o meio ambiente mostrado na ecologia.

O relacionamento e as interações são as palavras chaves de ambas ciências, que se convergem no que tange a dependência da criação pelo Criador. A ecoteologia não é simplesmente uma teologia da criação. Os próximos capítulos irão abordar sobre o reflexo da relação entre criação, pecado, graça e salvação na ecologia.

2. CORRELAÇÃO ENTRE TEOLOGIA E ECOLOGIA

A ecologia e a teologia possuem uma relação de interdependência desde a criação, descrita nos dois primeiros capítulos de Gênesis. A articulação da ecologia dentro dos temas teológicos da criação, pecado, graça e salvação é legitimada nos textos bíblicos do Antigo e Novo Testamento.

2.1 Criação

O plano inicial de Deus na criação atribuia ao homem a responsabilidade de dominar, cultivar e cuidar da natureza.

Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra. Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. Gênesis 1:26-27 (Bíblia João Ferreira de Almeida).

A criação do ser humano faz um paralelo do que se espera de um ser criado à imagem e semelhança de Deus, revelando o cuidado de Deus com sua criatura, conforme mostrado na sequência do texto bíblico.

 E disse Deus ainda: "Tenho vos dado todas as ervas que produzem semente e se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dá semente . Ela vos servirão de mantimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus e a todos os seres viventes que se arrastam sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi. Gênesis 1:29-30 (Bíblia João Ferreira de Almeida).

O sustento era provido de forma harmoniosa antes da queda do homem. “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo”. Gênesis 2:15 (Bíblia João Ferreira de Almeida). Existia uma participação ativa do homem no cuidado com a natureza, e em sua responsabilidade por ser a única criatura a imagem e semelhança do Senhor. Coube ao homem a  tarefa de zelar e cultivar o Jardim, assim como de ordenar o nome de cada animal.

Antes da entrada do pecado na terra, Deus organizava as interações entre os seres vivos e o meio ambiente (Jardim do Éden) de forma totalmente harmoniosa. Percebe-se que a ecologia provém do próprio Deus.

2.2 Pecado

Após a queda do homem, o pecado entrou no mundo. Naquele momento houve uma ruptura da relação harmoniosa do homem com a natureza, afinal a própria natureza foi amaldiçoada por conta do pecado. Em Gênesis 3:17, Deus afirma que “maldita é a terra por tua causa” que passará a produzir “espinhos e ervas daninhas”.

A maldade passa a habitar a terra e a destruir toda a criação de Deus, de modo que as interações do homem versus natureza ganham um viés destrutivo. “Até quando lamentará a terra e se secará a erva de todo o campo? Pela maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves. Pois eles dizem: Ele não verá o nosso fim” Jeremias 12:4 (Bíblia João Ferreira de Almeida).

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