TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados Direct RN: ainda entregues na sala de parto

Tese: Cuidados Direct RN: ainda entregues na sala de parto. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Tese  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

Cuidados imediatos ao Rn:São aqueles prestados ainda na sala de parto

Dr. Felipe de Souza Rossi Atualizado em 02.12.2011

O pediatra e neonatologista Felipe de Souza Rossi, do Hospital Israelita Albert Einstein, contou o que acontece com o pequeno logo após o nascimento

Assim que nasce, o bebê tem como primeiro desafio se acostumar ao ambiente fora do útero. Em outras palavras, terá de respirar e controlar a temperatura do corpo por conta própria. Além de se acostumar com a intensidade da luz, dos sons e dos cheiros. Para auxiliá-lo nessa tarefa, deve haver, na sala de parto, um pediatra. É esse especialista que vai colocá-lo em um berço aquecido para ajudar a estabilizar sua temperatura. E é ali também que o médico o seca e faz os primeiros exames.O pinçamento e secção do cordão umbilical + ou -1min após o nascimento ainda na mesa cirurgica,o pediatra por sua vez clampeia 2 a 3 cm do abdomen do rn e corta se faz curativo com alcool 70%. Tem como bjetivo checar como o pequeno está. Esses testes não são aleatórios e seguem padrões que mostram como o recém-nascido reage nos primeiros minutos de vida. Trata-se do chamado boletim de Apgar.

O Apgar analisa cinco itens relacionados à saúde da criança: frequência cardíaca, respiração, tônus muscular (se é rígido ou flácido), coloração da pele e se o bebê está ativo e reativo à manipulação. Essa avaliação acontece, aproximadamente, no primeiro minuto pós-nascimento e, em seguida, no quinto minuto de vida. Para cada item é dada uma nota, que varia de 0 a 2. O pediatra soma essas notas e chega a um resultado final tanto para o primeiro quanto para o quinto minuto de vida do pequeno.

Outro ponto que o pediatra observa nesse momento é o choro do bebê ou o esforço para abrir o berreiro. Apesar de as lágrimas brotarem espontaneamente na maioria dos recém-nascidos, algumas crianças não botam a boca no mundo. A ausência do chororô costuma indicar muito mais uma característica do pequeno do que a presença de algum problema grave, principalmente se os outros dados do Apgar apontarem que ele está se adaptando bem fora do útero. Vale saber que dar um tapa no bumbum do recém-nascido para que ele chore não é uma prática adotada pelos médicos na sala de parto.

Logo após o nascimento, o choro tem uma função importante. Ele auxilia o bebê a reter o ar dentro dos pulmões.

Para facilitar ainda mais esse processo, o médico pode colocar uma sonda que também libera a passagem de ar. Como isso é realizado? A sonda é ajustada primeiro na boca e depois no nariz e, assim, suga o líquido amniótico que não foi expulso durante o parto. Os pais, muitas vezes, se assustam com esse procedimento. Mas não há com o que se preocupar porque isso é algo normal e feito para o bem-estar do pequeno.

Terminado o Apgar e a retirada do líquido dos pulmões, o neonatologista pinga um colírio especial nos olhos da criança para prevenir a conjuntivite neonatal,credeização:instila-se 1 gota de nitrato de prata a 1% nos olhos,na vagina e/ou penis do Rn afim de previnir oftalmia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com