DEUS USA O QUE TEMOS NAS MÃOS
Por: Cleyton Silva • 9/2/2016 • Resenha • 1.148 Palavras (5 Páginas) • 4.271 Visualizações
Deus usa o que temos na mão
Texto: Êx.4:2-5;17
Introdução
Domingo passado ministramos a Palavra sobre “exercitar a fé”, aprendemos que a funcionalidade da fé não é necessariamente o tamanho, mas o exercitá-la.
Muitas vezes queremos ter uma fé extraordinariamente grande para avançamos em Deus.
Mas há um princípio muito interessante na Palavra: Deus sempre começa a partir do que temos nas mãos.
Jesus disse que se tivermos uma fé como um grão de mostrada... Nada vos será impossível. (Mt.17:20b)
Um grão de mostarda aos nossos olhos pode ser pequeno, mas nãos mãos de Deus se torna poderosa para remover situações.
Veja quando Deus foi enviar Moisés a Faraó, o Senhor perguntou: “Que é isso que tens na mão?” Para Moisés era apenas um cajado, mas nas mão de Deus se transformou em um instrumento de poder e autoridade.
Com a vara Moisés fazia o trabalho de um pastor, apartava as ovelhas e mostrava o caminho, mas obedecendo a Deus, quando jogou a vara no chão ela virou um cobra, e depois pegou a cobra pelo rabo e ela se transformou em vara novamente. Deus fez isso para mostrar para Moisés que o que está em nossas mão nem sempre é só o que estamos vendo.
As vezes isso acontece conosco deixamos de exercitar nossa fé porque não valorizamos o que Deus põe em nossa mãos.
O que você meu amado irmão tem em sua mão que pode ser útil a Deus?
O que está em sua mão pode ser muito maior, muito mais útil. Pode ser que Deus use de maneira nova o que Ele tem colocado em suas mãos.
Veja bem aquela vara não era um amuleto de fé, não havia poder especial nela, mas o poder estava nas mãos de Deus.
Assim também o que está em suas mãos sejam habilidades, talentos e dons não é em si nada, mas o poder está em Deus de usá-los conforme a Sua vontade.
Vamos analisar três situações que Deus usou o que os seus filhos tinham na mãos.
- Para mudar as circunstâncias
Êx:14, narra a perseguição de Faraó ao povo de Israel. Naquela situação vimos que houve um desespero da parte do povo de Deus, a fé daquele povo foi abalada, nos parece que Moisés também teve esse sentimento.
No v.15,16”. Mais um vez Deus usa a vara que está na mão de Moisés.
E você meu amado irmão! Qual a situação que você está enfrentando hoje? E o que você tem em suas mãos?
Quero fazer uma analogia dessa situação enfrentada por Moisés, assim como Deus instruiu Moisés para usar o que ele tinha na mão, Ele também instruirá você nessa noite.
Vimos que Faraó estava atrás de Moisés. Faraó simboliza nosso passado, o que está atrás de nós. Quais as implicações disso:
a) O passado nos escraviza. Moisés se via em meio a duas pressões. Atrás do povo vinha Faraó com seu exército, à frente estava o mar. Nesse contexto Faraó simboliza nosso passado e o mar o futuro.
Talvez você possa estar se sentindo como aquele povo na praia espremido por dois gigantes: atrás o passado, que nos puxa para um estilo de vida antigo, na frente o mar, com todo o medo desconhecido.
No meio de uma situação angustiante nossa tendência é retroceder e as práticas antigas. Pois temos medo de tomar atitudes em fé para o futuro. Não retroceda, avance.
b) Destrói o nosso potencial .Porque o passado nos escraviza. Viver trancafiados nos passado é sermos condicionados a viver uma vida sem crescimento, sem esperança.
c) Dá-nos uma falsa segurança. O passado é uma rotina conhecida. O povo de Israel reclamou quando estava no deserto, pois diziam que mesmo quando eram escravos sempre havia pão para comer(Êx.16:3). Talvez você possa está enfrentando uma situação difícil, talvez você esteja passando por certas privações, os recursos estão escassos, talvez se sentindo sozinho, insegura em certas áreas, mas a sua segurança está em um novo futuro que Deus tem para você. Se não avançarmos para fora da zona de segurança não experimentaremos o melhor de Deus.
Será que já não chegou o tempo de você avançar? Assim como Deus usou a vara na mãos de Moisés, Ele usará o que você tem nas sua mão hoje.
2. O que está em suas mãos fará o mar abrir
Deus usará o que está em sua mão para abrir o que está a sua frente. Vamos ver exemplos de pessoas que tinham em suas mãos coisas que nas mãos humanas são inúteis mas nas mão de Deus poderosas.
a) A botija de azeite da viúva(2 Reis 4:1-7)
Estava em uma situação de calamidade, seus filhos seriam levado como escravos por causa de dívida.
...