Desenvolvimento Politico,Social e Economico no Periodo Intertestamentário
Por: Wallace Santos • 27/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 18.283 Palavras (74 Páginas) • 638 Visualizações
NOVO TESTAMENTO I
Pr. Joel A. Manhães
INDICE PÁGINA
Introdução 03
Desenvolvimento Politico,Social e Economico no Periodo Intertestamentário 04
Desenvolvimento do Cenário Mundial para o Advento do Cristo 08
O Evangelho vivenciado antes da escrita dos Evangelhos 16
Apresentação Do Novo Testamento 18
Evangelhos Sinópticos 19
O Problema Sinótico 20
O Evangelho Segundo Mateus 22
O Evangelho Segundo Marcos 25
Evangelho Segundo Lucas 26
Evangelho Segundo João 28
O Uso do Termo “Monogenes” em Referencia a Cristo 19
Atos dos Apóstolos 32
Bibliografia 35
Introdução:
O Estudo do Novo Testamento é fundamental para que os cristãos compreendam de melhor forma os propósitos de Deus revelados em Sua Palavra. A Bíblia é o registro dos Atos de Deus na História. No Novo Testamento encontramos Deus completando Sua Revelação em Cristo Jesus, e também o desenvolvimento dos ensinamentos do Cristo de Deus nos períodos posteriores a Sua vida, obra, morte, ressurreição e ascensão. O Estudo do Novo Testamento é esclarecedor a cerca de aspectos trabalhados profeticamente desde dos tempos antigos e que só conseguem brilhar com a complementação dada pelos Escritos Neotestamentários, o que faz do Estudo do Novo Testamento algo, não somente agradável, mas também totalmente necessário para o estudioso da Palavra de Deus.
Há uma idéia que domina no Novo Testamento. Essa idéia é "cumprir". Mt 1.22, "Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz"; e, assim, mais onze vezes Mateus mostra como Cristo cumpriu o Antigo Testamento (Mt 2.15,17, 23; 4.14; 8.17; 12.17; 13.35; 21.4; 26.56; 27.9, 35). Os outros evangelistas também concordam com Mateus neste aspecto. As primeiras palavras do ministério público de Cristo contêm "cumprir" (Mt 3.15; Mc 1.15; Lc 4.21 e, em João 1.41, 45 a palavra é "achamos"). Nisso podemos ver que o Novo Testamento é a "resposta", o “cumprimento” do Antigo Testamento.
No Novo Testamento, Cristo é revelado diferentemente. O Novo Testamento não usa tipos, nem símbolos, mas mostra Cristo, a pessoa atual. Por isso a voz que ecoa do Antigo Testamento, convocando os homens a receber de Deus a Salvação através do Messias, o Ungido de Deus, é mais bem compreendida quando analisamos os testemunhos da própria voz, Jesus. Jesus é o Verbo de Deus, a Palavra de Deus, a Voz de Deus entre os homens de forma audível, visível e plenamente compreendida por aqueles que realmente abrem seus ouvidos, olhos e corações.
Para entendermos alguns aspectos da Revelação de Deus em Cristo Jesus na História da Humanidade precisamos também observar o agir de Deus em um período anterior a Plenitude dos Tempos, o chamado período intertestamentário ou período interbíblico.
DESENVOLVIMENTO POLÍTICO, SOCIAL E ECONÔMICO
NO PERÍODO INTERTESTAMENTÁRIO
Quatro séculos entre o final da história do Antigo Testamento e os primórdios da história do Novo Testamento compreendem o período intertestamentário.
As condições gerais da região da Palestina desse período podem ser relembradas, sabendo-se que houve períodos distintos em que esses quatrocentos anos podem ser divididos:
- O Período Persa: 430-331 A.C.
- O Período Grego: 331-165 A.C.
- Período Egípcio: 323 - 198 a.C.
- Período Sírio: 198 - 165 a.C.
- O Período da Independência ou dos Macabeus: 163-63 A.C.
- O Período Romano: 63 A.C. até Novo Testamento.
Até chegarmos em 430 A.C. vale relembrar os relatos bíblicos sobre os acontecimentos da história dos judeus.
Em 597 A.C. foi deportado o primeiro grande grupo de judeus juntamente com o seu rei Jeoaquim para a Babilônia por determinação de Nabucodonosor (2Cr.36:5,6).Em 587 a.C. durante a revolta do rei Zedequias Nabucodonosor veio a Jerusalém a sitiou e a destruiu (Jr.39:1-8). E em 536 A.C. Ciro baixou um decreto permitindo o retorno dos judeus a sua terra (2Cr.36:22,23; Ag.1:1-4). Em 520 a.C. Ageu trabalha na reconstrução do Templo. Durante o retorno foi grande o número de judeus permaneceram na Babilônia. Em 457 A. C. Esdras regressa liderando uma caravana de judeus (Ed.7:1-8). Os que voltaram estavam vivendo em grande aflição e opróbrio. Em 445 A.C.Neemias vai a Jerusalém (Ne.1:2-4,2:2-8). Encontramos o profeta Malaquias, como contemporâneo de Neemias encerrando assim, por volta do ano 397 A.C., a palavra profética em Israel.
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