Domingo, O Sábado Cristão.
Artigos Científicos: Domingo, O Sábado Cristão.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Duartejr • 24/10/2014 • 10.611 Palavras (43 Páginas) • 455 Visualizações
Domingo
O Sábado Cristão Sob Uma Perspectiva
Reformada
Por
Duarte Marcelino Lopes Júnior
Presbitério Vale do Aço
“P.R.V.A.”
PRESBITÉRIO VALE DO AÇO “P. R. V. A.”
SÍNODO VALE DO AÇO “S. V. A.”
Monografia
Domingo: O Sábado Cristão Sob Uma Perspectiva Reformada
Duarte Marcelino Lopes Júnior
Trabalho em cumprimento às exigências
da CI/IPB Artigo 120, letra b.
Belo Horizonte
Setembro de 2002.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a Deus que sempre me iluminou e incentivou à conclusão desta obra. Dedico à minha família que foi o instrumento de Deus em minha maturidade espiritual. Dedico à minha amada noiva, futura esposa, pelos conselhos e o amor demonstrado, a mulher de Deus em minha vida. E a todos aqueles que contribuíram para o meu ministério pastoral e para o Reino de Deus.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a minha nova família Oliveira Souza, a saber, meu sogro Alcino de Souza, minha sogra Maria Adélia de Oliveira Souza, minha cunhada Michele de Oliveira Souza Falcão e seu esposo e meu concunhado Alessandro Alves Falcão, ao meu cunhado Richele de Oliveira Souza e sua namorada minha concunhada Izabela Cunha Zanela; família que para mim é exemplo de fé e amor.
A minha amada Igreja Presbiteriana do Melo Viana, na pessoa do Conselho, que sempre sustentou financeiramente e contribuiu para o meu progresso como homem de Deus.
Ao meu Presbitério, este amado Concílio que me sustentou e enviou, confiado na promessa de Deus de que o Senhor tem levantado vocacionados para o ministério.
A todos os meus amigos seminaristas, grandes homens de Deus.
Aos pastores em formação Leonardo de Oliveira, Ricardo Silva, Alessandro do Amaral, Adriel de Oliveira, Ítalo Bruno; amigos de verdade, grandes colegas de ministério.
A todos os meus tutores, Rev. Gerson Silva, Rev. Wanderson Rodrigues, Rev. Fábio Luís de Carvalho e Rev. Alexsandro Lopes meu atual tutor, que com sabedoria me aconselharam.
Aos calouros que tem se empenhado na conclusão do curso de bacharel em teologia.
E ao meu amado Senhor Jesus Cristo, o motivo deste trabalho, o motivo de minha ida para o Seminário, o motivo de minha fé.
ÍNDICE
Introdução 6
Capítulo 1 7
1. Definição do Termo 7
Capítulo 2 8
2. O Uso da Lei 8
2.1 O Primeiro Uso da Lei: Usus Theologicos 12
2.2 O Segundo Uso da Lei: Usus Civilis 14
2.3 O Terceiro Uso da Lei 15
Capítulo 3 18
O Mandato Espiritual de Gênesis e o Shabbath 18
Capítulo 4 22
4. O Sábado no Antigo Testamento 22
Capítulo 5 29
5. A Transposição do Sábado para o Domingo 29
5.1 A Ressurreição de Jesus 32
5.2 O Pentecostes 33
Capítulo 6 37
6. O Domingo na Igreja Primitiva e na Patrística 37
Capítulo 7 41
7. Os Sabatistas 41
Capítulo 8 46
8. A Visão Reformada Sobre o Domingo 46
Capítulo 9 50
9. Aplicações práticas 50
Conclusão 52
Bibliografia 54
INTRODUÇÃO
As Igrejas de hoje têm assumido posturas variadas e contraditórias em relação a guarda do Domingo. Há casos em que vemos a indiferença para com a guarda deste dia, e em outros percebemos o rigorismo; este é o problema dos extremos.
Diante dos casos em que há a negligência ou o abuso de cobrança sobre a guarda do Domingo, as pessoas costumam manifestar diferentes posições. A guarda do Domingo em nossa época é complemente contrária ao ânimo pós-moderno. As atitudes contemporâneas são marcadas pelo ativismo que é exatamente a contramão da guarda do Dia do Senhor.
A guarda do Domingo é uma tradição cristã bíblica, ordenada por Deus para que assim possamos dizer que pelo fato de guardarmos o Domingo afirmamos que todos os outros dias são do Senhor.
Devemos ser muito gratos a Deus por entender Ele os problemas que nos assoberbam hoje. Ele tomou providências para que tivéssemos tempo para estudo, devoção e comunhão com Ele. Deus bem sabia que à medida que o tempo passasse e a vida se tornasse mais complexa, o homem teria a tendência de esquecer a relação existente entre ele e seu Criador. Por isso, Deus pôs à parte um período especial para que o homem pudesse refrigerar-se, deixando de lado seus muitos problemas, dificuldades e perplexidades, renovando sua relação com o Pai celestial.
Levemos a sério o tratamento da guarda do Domingo na vida do povo de Deus. Caso contrário, não devemos esperar nenhuma vitalidade espiritual na Igreja. Que Deus abençoe às vidas daqueles que terão a oportunidade de ler esta monografia,
...