Exegese Mateus 4:1-11
Exames: Exegese Mateus 4:1-11. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andersonbaumann • 24/8/2014 • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 6.122 Visualizações
EXEGESE "MATEUS 4:1-11"
1 INTRODUÇÃO
Este tempo de prova mostrou que Jesus realmente é o Filho de Deus, capaz de vencer o diabo e suas tentações. Estas tentações por parte do diabo nos mostra que Jesus era humano. Ela foi uma oportunidade para Jesus reafirmar o plano de Deus quanto a seu ministério.
Mateus, em sua narrativa da tentação de Jesus, nos mostra as três áreas cruciais que Satanás ataca Jesus: (1) a física, representada pelo desejo de saciar a fome; (2) a emocional, representada pela necessidade de segurança; (3) a psicológica, representada pelo orgulho, fazer-se superior a Deus como intentou o diabo.
Não se pode provar a verdadeira obediência de uma pessoa sem que ela tenha a oportunidade de desobedecer. Jesus em tudo foi tentado, mas não pecou em nenhum momento.
Em nossa vida podemos ter certeza que o diabo virá diversas vezes para nos tentar. Por sabermos que a prova virá, devemos estar alertas e prontos. Nossas convicções somente poderão ser consideradas fortes se superarem a pressão!
2 IDENTIFICAÇÃO DA PERÍCOPE
Texto em análise: "Mateus 4:1-11"
3 CONTEXTO HISTÓRICO GERAL
3.1 AUTOR
Mateus.
3.2 CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL
Mateus, também conhecido como Levi, era judeu, trabalhava como coletor de impostos para Roma. Tornou-se um dos discípulos de Jesus. Mateus escreveu especialmente para os judeus. Seu propósito é apresentar a evidência que Jesus é o Messias, o Salvador.
Os judeus se encontravam sob o jugo romano, e suas questões eram julgadas pelo Sinédrio. O Sinédrio era a corte suprema da Lei Judaica. Representava o povo judeu frente à autoridade romana.
Quatro línguas eram faladas na época: o hebraico, o aramaico, o grego e o latim.
3.3 DATA
Aproximadamente 60-65 d.C.
3.4 LOCAL
Os lugares-chave de Mateus foram Belém, Jerusalém, Cafarnaum, Galiléia, e na tentação, o deserto da Judéia.
3.5 IDIOMA
Os originais de Mateus foram escritos em grego.
3.6 PROPÓSITO
A tentação de Jesus foi uma demonstração importante de sua pureza, pois Ele não pecou. Enfrentou a tentação e não cedeu.
3.7 DESTINATÁRIO
Mateus escreveu aos judeus.
4 ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA
4.1 GÊNERO LITERÁRIO
Narrativa.
5 ANÁLISE GRAMATICAL
5.1 FIGURAS DE LINGUAGEM
Metonímia: 'nem só de pão viverá o homem'; Cidade Santa.
5.2 ESTUDO DAS PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS
Após Jesus ser batizado nas águas, e receber o Espírito Santo, foi conduzido pelo mesmo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
V.1
Então foi conduzido Jesus pilo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
CONDUZIR
Levar de um lugar para outro, transportar, carregar.
V.2
e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
JEJUAR
É a abstinência total ou parcial de alimentos. Também deverá observar-se que o jejum deve ter um propósito e ser regado com oração. Satanás buscou tentar Jesus ao observar que Ele estava só, cansado e faminto.
V.3
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
TENTADOR
Aquele que desperta desejo, seduz, que instiga a fazer algo considerado censurável.
O diabo queria semear dúvida no coração de Jesus, ao colocar a conjunção "se" antes do resto da frase. O diabo tentou seduzir a Jesus para saciar a sua fome, atacou a área física de Jesus.
V.4
Ele porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
ESTÁ ESCRITO
Jesus não só conhecia as Escrituras, Ele as obedecia. Conhecer e obedecer à Palavra de Deus nos ajuda a fazer a vontade de Deus, ao invés de satisfazer a vontade do diabo.
V.5
Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
CIDADE SANTA
Para os judeus, a Cidade Santa é Jerusalém
PINÁCULO
Ponto mais alto do Templo, provavelmente um muro que se projetava da encosta, com vista para o vale. Deste ponto, Jesus podia ver toda a Jerusalém atrás de si e quilômetros à sua frente.
V.6
e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus,
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