INTRODUÇÃO A TEOLOGIA: A TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA
Por: Sgm Brasil • 23/8/2016 • Trabalho acadêmico • 900 Palavras (4 Páginas) • 4.890 Visualizações
CAPÍTULO 6
A TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA
INTRODUÇÃO
Essa teologia tem como uma definição de ser somar com interpretações novas do antigos textos bíblicos, com idéias modernas.
O GRANDE DESAFIO
O grande desafio desse contexto nos traz a remeter o que seria esse grande desafio da era contemporânea. Ela traz nesse tempo a compreensão da Teologia, os papeis que tivera no desempenho da história onde as grandes ideias, sugestões e soluções afim de desaparecer o fim da meada, tanto que se torna impossível formar uma história coerente com início, meio e fim.
O TEÓLOGO CONTEMPORÂNEO
Tudo tem a contextualização de época e lugar com suas devidas características próprias. O teólogo jamais poderá deixar de observar a sua caminhada humana e as tendência, mesmo que embora seja difícil encontrar e determinar essa direção e se é devido chegar á algum lugar
Ela jamais também poderá ser aberta a qualquer verdade religiosa no qual leve a compreensão e entendimento dessas “verdade” como de Maomé, Budha, Crishna e muitos outros líderes religiosos sem nenhum vínculo com a mensagem da cruz, uma vez que todo pensamento religioso tem as suas “verdades” sendo elas particulares, algumas contrarias até mesmo ao cristianismo, e outras tiradas seja ela qualquer coerência com a palavra.
Tópico 2 – Teologias Contemporâneas
1 INTRODUÇÃO
Tem como objetivo estudar o foco dessa teologia e as linhas que fazem o pensamento desses teólogos.
TEOLOGIA LIBERAL
Teve surgimento no século XIX, e com impulso intelectual de uma grande consequência. Essa essência apontou algumas exigências da razão onde acabou enfatizando Deus como uma fonte de toda a verdade, bem como a necessidade de uma certeza sincera na busca da verdade. Os teólogos dessa atualidade considera insustentável a conclusão liberalista de que o espirito humano não pode mover-se para além do alcance do raciocínio.
Esses movimentos liberalistas reivindicavam além de amplas liberdades num exercício da razão, pregoavam a tolerância entre denominações protestantes. Eles defendiam além de tudo uma sociedade ideal e com edificação pelo homem no auxilio de Deus, colocando o homem no centro de tudo. ( medindo tudo, na satisfação própria de si e nos seus horizontes). E foi ela oficialmente, que se iniciou no meio evangélico com um alemão Friedrich Schleirmacher de 1768 à 1834.
TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
Ela teve um contexto como uma interpretação a uma mensagem de injustiça social. Ela lutou com características politicas encarando esse titulo tendo esses problemas com a base de uma interpretação de textos bíblicos. Teve um estimulo de grande valor por bispos numa conferência Episcopal Latino-Americana em 1968. Tinha o fato de que a igreja tinha uma missão de continuar a obra de Cristo. O eixo dessa teologia foi a figura de Cristo como Libertador, que venho libertas os homens não apenas do pecado mas de todas as suas consequências.
TEOLOGIAS RECENTES
- TEOLOGIA DO MITO: Um dos principais criadores, Rudolf Bultrmann (teólogo alemão), segundo ele pode-se crer em Jesus Cristo e aceita-lo como Salvador, sem a necessidade de acredital no nascimento virginal, na ressurreição, na segunda vinda, etc. ele ignora por completo o papel do Antigo Testamento.
- TEOLOGIA DA ESPERANÇA: Para os promotores dessa fantasiosa corrente (Wolfhart Pannenberg e Jürgen Moltmann), o caráter misterioso de Deus estaria no fato de que, ao longo da historia, o homem recebeu apenas promessas de salvação futura, o que leva a crer que Deus não estaria no passado, nem em algum espaço. Essa teologia é caraterizada pela fé no futuro e pelo otimismo.
- TEOLOGIA DO EVOLUCIONISTA: Ela aceita o darwinismo como verdadeira ciência, por isso descrê de doutrinas bíblicas fundamentais.
- TEOLOGIA DO CRISTIANISMO SEM RELIGIÃO: Essa por sua vez tem como problema básico a autonomia do homem e a secularização do mundo.
LINHAS DE PENSAMENTOS DOS PRINCIPAIS TEÓLOGOS
DENTRO DA TEOLOGIA PROTESTANTE:
Karl Barth (1886): Duas das mais importantes características da sua teologia: profunda inspiração bíblica e ilimitada abertura para todos os problemas do homem moderno.
...