O Aconselhamento Cristão
Por: Alcineia Fontes Barros de Alcantara • 5/2/2021 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
[pic 1]ACONSELHAMENTO CRISTÃO
Bacharelado em Teologia
ACADÊMICO: Alcineia Fontes Barros de Alcantara | RA:20057396-5 |
POLO: Recreio dos Bandeirantes |
AE1 – ACONSELHAMENTO CRISTÃO
Segundo Collins (1995), a origem do problema conjugal acontece pelo afastamento dos princípios bíblicos, que tem como conseqüência a transformação de 4 principais problemas conjugais. Tendo a COUNICAÇÃO DEFEITUOSA, ou seja, a não verbalização dos sentimentos para com umas das partes e sim na execução de ações substituindo a verbalização, a outra são nas ATITUDES EGOCÊNTRICAS, sendo defeituosa quando alguém de extrema confiança é deixada participar e conhecer as suas fraquezas e utilizar deste artifício para crítica , assim não reconhecendo e ficando na defensiva. Na TENSÃO INTERPESSOAL, estando o casal vindo de uma vida solteira , onde não precisava buscar um ambiente saudável quando tinha conflito, ou seja , brigou vai cada um para sua casa se livrando da situação no momento , mas quando casado essa situação preciso pensar uma interação, entendimento para que o processo de síntese para o amadurecimento conjugal. Quando esse processo não é feito vai refletir no sexo, nos papéis do relacionamento, na religião, nos valores, necessidades e dinheiro.
As PRESSÕES EXTERNAS acontecem com pessoas ou situações, com sogros ou filhos fazendo interferência no relacionamento dizendo como tem que ser, já os amigos exigem o tempo do casal que antes tinha e depois de casado não é mais do mesmo jeito, nas interrupções dos relacionamentos familiares, membro da família que não se falam e as exigências profissionais.
Tem um fator que também contribui para as crises conjugais que é o TÉDIO que esse é o fator chave para não ter uma vida desanimadora, pois a vida cai em uma rotina que as coisas já acontecem no automático, ficando em uma zona de conforto sem motivação.
Por esse motivo casal precisa rever cada ponto e voltar nos pontos iniciais, mas para isso é necessário que tenha uma pessoa capacitada nesta área ajudando-os e os aconselhar de forma confiável e confortável para uma relação conjugal saudável. Essa pessoa vai reabrir as linhas de comunicações bloqueadas assim aprendendo habilidades mais afetivas, interromper a escala do ciclo auto-perturbador de ataque mútuo e retaliação, desencadeado pela frustração profunda das satisfações mútuas de necessidade.
Conscientizar deque os pontos fortes uma vez utilizados para si e no relacionamento pode efetuar grandes mudanças, identificar as áreas específicas para que torna-se um casamento mais compensador de necessidade recíprocas. Portanto a negociação assumida e justas para ambas as partes assumir um compromisso com responsabilidade para cada, tendo como conseqüência um reavivamento de realista mudanças pois mudança construtiva gera esperança realista.
...