TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Santo Daime

Por:   •  24/11/2019  •  Seminário  •  2.398 Palavras (10 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. A ORIGEM        3

2. O SAGRADO        4

2.1 Divindades        4

2.2 Lugares sagrados        4

2.3 Hinos e Hinários        4

2.4 Datas sagradas        4

3. RITOS        6

3.1 Iniciação        6

3.2 Dança        6

3.3 Miração        6

3.4 Preparo do chá        6

3.5 Fardamento        7

3.6 Casamento        8

3.7 Batismo        9

4. OS SÍMBOLOS        9

5.ORGANIZAÇÃO        10

6. LEGISLAÇÃO        11

7. ATUALIDADES        0

BIBLIOGRAFIA        0

1. ORIGEM

É uma religião brasileira nascida no coração da floresta amazônica, no Estado do Acre. A doutrina do santo daime foi fundada na década de 30 pelo maranhense Raimundo Irineu Serra, que trabalhou como seringueiro e guarda de fronteiras; mestre Irineu chamava atenção pelo tamanho, um homem alto de 2 metros de altura.

[pic 1][pic 2]

Irineu conheceu a bebida indígena ayahuasca na fronteira com o peru. Certa noite Irineu tomou a bebida (chá) e teve uma visão, uma senhora muito formosa apareceu sentada em um trono sobre a lua cheia. E perguntou a ele o que ela era, ao observa-la respondeu que ela era uma deusa universal. Irineu a partir de então assumiu um compromisso interno com a senhora que na floresta ele a identificou como nossa senhora da Conceição, a própria mãe de Jesus.

Essa visão deu origem a doutrina do santo daime. Mestre Irineu recebeu da deusa um globo terrestre que significa união então ele uniu na religião uma bebida sagrada dos índios, uma doutrina crista, e entidades dos cultos brasileiros. Após Mestre Irineu ter sua visão, disse ao tomar o chá: “Dai-me Luz, dai-me força e dai-me amor”. O chá já utilizado há séculos foi aderido seu no culto como meio de entrar no estado de desprendimento se afastando das coisas ao redor e entrando naturalmente em outra dimensão conhecendo seu deus interior.

[pic 3][pic 4]

O Discípulo direto do mestre de Irineu, o padrinho Sebastião Mota foi quem difundiu a religião na época; pai do atual comandante da doutrina.

Atualmente, há milhares de seguidores da doutrina no Brasil e no mundo. Há igrejas legalmente instituídas em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e Holanda, além de grupos que celebram os cultos da doutrina em países como Canadá, Inglaterra, Suécia, República Tcheca, Austrália, Estados Unidos, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Portugal.

2. O SAGRADO

2.1 Divindades

A principal divindade do Santo Daime é a Nossa senhora da Conceição. Além disso, a doutrina incorporou divindades de outras religiões como indígena, umbanda e do catolicismo.

Nossa senhora da Conceição foi que inspirou Irineu a fundar a religião, a partir de contatos espirituais, Irineu visualizava, ouvia e recebia os ensinamentos divinos durante o estado de "miração".

2.2 Lugares Sagrados

Os templos daimistas ficam na zona rural e costumam ter formato hexagonal, fator considerados importantes para o "fluxo de energia". Por razões energéticas os Lugares são marcados, homens para um lado e mulheres para outro, separados por idade e estado civil.[pic 5][pic 6]

"Céu do Mapiá" é a principal igreja do Santo Daime, localizada na divisa entre os municípios de Boca do Acre e Pauini, no estado do Amazonas. Atualmente, ela é liderada pelo Padrinho Alfredo Gregório de Melo, filho de Sebastião Mota desde seu falecimento em 1990.

2.3 Hinos e Hinários

O santo Daime é uma doutrina musical, assim seus seguidores fazem durante as cerimonias uma longa sessão de canto e música. Essas músicas são chamadas de hinos, que contém os ensinamentos da doutrina. Eles foram recebidos durante as mirações e estão contidas num hinário. Cada igreja tem o seu hinário, suficiente para durar a noite inteira. Esses hinos guiam os participantes durante a jornada espiritual.

2.4 Datas Sagradas

Nas datas comemorativas os seguidores se reúnem para realizar uma cerimônia, já que eles não possuem outras datas fixas para as reuniões. Além das datas comemorativas geralmente essas reuniões acontecem com mais frequência na época da colheita.

JANEIRO

5-  Dia de Reis

7- Aniversário do Padrinho Alfredo

19- São Sebastião e passagem do Padrinho Sebastião

MARÇO

18- São José

ABRIL

Semana Santa

MAIO

Dia das Mães

JUNHO

12- Santo Antônio

23- São João

25- Aniversário da Madrinha Rita

28- São Pedro

JULHO

6- Passagem do Mestre Irineu

AGOSTO

Dia dos Pais

SETEMBRO

29- São Miguel

OUTUBRO

6- Aniversário do Padrinho Sebastião

NOVEMBRO

1- Finados farda azul hinário dos Finados e Missa

DEZEMBRO

7- Virgem da Conceição

14- Aniversário do Mestre Irineu

24- Natal

31- Ano Novo

3. OS RITOS

3.1 Iniciação

É necessário passar por uma entrevista conduzida por um dos fardados, depois de preencher uma ficha, que mostra uma preocupação com a saúde mental dos participantes. Pede-se para os iniciantes usarem roupas claras, de preferência brancas e fechadas.

3.2 Dança

Junto aos hinos, acontecem as danças, elas são individuais e simples "dois-pra-lá, dois-pra-cá", realizadas dentro de marcações no chão. Dança-se até que os efeitos da ayahuasca passem. A dança é fundamental para se atingir o êxtase místico e o contato com a realidade espiritual.[pic 7][pic 8]

3.3 Miração

Miração são as visões experimentadas devido ao consumo da ayahuasca. A palavra miração, do verbo mirar, ou ver, do latim mirare (“admirar”). Na miração não se é apenas um expectador da visão, o participante é protagonista de uma ação que se passa entre o mundo real e o mundo espiritual. O canal com o nosso Eu Superior se torna mais nítido, é possível entrar em contato com os seres divinos, obter revelações e receber mensagens que orientam a vida.[pic 9][pic 10]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (767.5 Kb)   docx (857.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com