O princípio do poder espiritual
Seminário: O princípio do poder espiritual. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dewison • 5/6/2014 • Seminário • 853 Palavras (4 Páginas) • 278 Visualizações
xto: Ex 17.8-13
Introdução: O princípio da autoridade espiritual, tão negligenciado na sociedade em que vivemos, é ferramenta imprescindível para que as bênçãos de Deus sejam liberadas. A quebra destes princípios gera maldições.
Vejamos quatro atitudes de quem se submete a uma autoridade espiritual:
1. É obediente - Obedece a uma autoridade espiritual, ouve voz de comando - "Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão. Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro" (Ex 17.9, 10).
Veja esta expressão bíblica "Fez Josué como Moisés lhe dissera", demonstrando total obediência.
Josué foi diligente, isto é, agiu com prontidão fazendo a coisa certa de maneira correta.
2. É servo - Sempre está disposto a servir e se submete a uma autoridade espiritual - "Levantou-se Moisés com Josué, seu servidor; e, subindo Moisés ao monte de Deus" (Ex 24.13).
Veja a expressão: “seu servidor”.
Veja também o texto a seguir que comprova o caráter de Josué: "Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo" (Js 1.1).
3. É Próximo - É uma pessoa de relacionamentos e quer estar junto à autoridade espiritual - "Levantou-se Moisés com Josué, seu servidor; e, subindo Moisés ao monte de Deus, 14 disse aos anciãos: Esperai-nos aqui até que voltemos a vós outros. Eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver alguma questão se chegará a eles" (Ex 24.13, 14).
Deseja um discipulado profundo através de um relacionamento autêntico.
4. É submisso - Não participa de rebelião contra a autoridade espiritual - "E os seus filhos Nemuel, Datã e Abirão; estes, Datã e Abirão foram escolhidos pelo povo. Eles se revoltaram contra Moisés e Arão e se juntaram com os seguidores de Corá, na revolta contra Deus, o SENHOR" (Nm 26.9).
O Resultado da quebra do princípio da autoridade: "e também o que fez com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, da tribo de Ruben. Na presença de todos a terra se abriu e engoliu os dois, junto com as suas famílias, barracas, empregados e animais" (Dt 11.6).
Os rebeldes habitam em terra estéril: “Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril” (Sl 68.6).
Vejamos o resultado do cumprimento dos princípios acima descritos:
1. Autoridade - Quem está debaixo de autoridade recebe autoridade e respaldo -"Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés" (Dt 34.9).
2. Profundidade espiritual - Participa de experiências espirituais profundas - "Então, disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá; dar-te-ei tábuas de pedra, e a
...