Origem do Cânon
Por: Elyude Ávila • 14/4/2016 • Dissertação • 294 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
Cânon vem do hebraico e significa régua, ele mostra quais os livros a serem incluídos nas escrituras, e divide eles em livros canônicos e não canônicos.
Apócrifos significa oculto, escondido, são os livros que não foram inspirados por Deus, fazem parte das versões septuaginta e vulgata.
Podemos afirmar devido a evidencias externas e internas da bíblia.
Septuaginta é uma tradução da bíblia que foi feita do hebraico para o grego, é a mais antiga tradução, feita em Alexandria, ficou conhecida como versão dos 70, e contem livros adicionais não encontrados na bíblia hebraica.
Vulgata foi a tradução da bíblia para o latim, com o objetivo de ser mais fácil de se compreender do que as anteriores.
Gênesis significa origem – Seu objetivo, é narrar a origem do homem, sua queda, consequências do seu erro, e a introdução do reino de Deus, tendo sua cristologia revelada através de profecias ou de tipos velados.
Êxodo significa saída – seu principal objetivo é contar como Deus libertou israel conduzindo-os a um lugar de destaque como povo exclusivo seu, sua cristologia está nos tipos de cristo, como Moises, libertador.
Levítico significa adoração – tem como objetivo convocar o povo de Deus a santidade pessoal, sua cristologia está no sumo sacerdote, Arão tipifica Cristo como sacerdote.
Números significa falou o Senhor – objetivo de números era preservar um registro da paciência de Deus para com o povo, e o quanto a misericórdia Dele não impediu que os castigasse por causa dos pecados deles, tipificando Cristo através do dinheiro da redenção, cinza da novilha vermelha, a serpente de bronze e a florescida vara de Arão.
Deuteronômio significa segunda Lei – Tinha como objetivo era preparar a nova geração de Israel para viver em Canaã mediante a reafirmação da Lei Sinaíta, sendo Cristo a rocha e refugio de seu povo.
.
...