PRESEVAÇAO PELA GRAÇA SALVADORA
Monografias: PRESEVAÇAO PELA GRAÇA SALVADORA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: satiro32 • 12/11/2013 • 11.123 Palavras (45 Páginas) • 668 Visualizações
FEST- FILEMON ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
A PERSEVERANÇA DOS SANTOS SALVOS PELA GRAÇA
ALUNO MARCIO SATIRO DA SILVA
MATRÍCULA: 04882/2146
CARUARU
2013
FEST- FILEMON ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
A PERSEVERANÇA DOS SANTOS SALVOS PELA GRAÇA
MARCIO SATIRO DA SILVA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado
Como requisito final no curso pós-graduação no novo testamento
seminário filemom
CARUARU
2013
Agradeço de coração
A DEUS E MEUS QUERIDOS AMIGOS
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
SUMARIO
1-PERSEVERANÇA DOS SANTOS SALVOS PELA GRAÇA
1.2- Exposição de Romanos 8:31-39
1.3- Resultados Práticos da Doutrina da Perseverança dos Santos SALVO PELA GRAÇA
1.4-FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA DA PERSEVERANÇA DOS SANTOS SALVOS PELA GRAÇA
2.1- Agostinho
2.2- Pelágio
2.3- Thomás de Aquino
2.4.1- Martinho Lutero
2.4.2- João Calvino
2.4.3-JACOBUS ARMINIUS
2.5.1 Remonstrantes Após a morte de arminius
2.6- A Posição dos Puritanos.
2.7- A Posição Metodista Wesleyana
2.8- A doutrina nos Dias Atuais.
2.9- As Confissões Histórica
2.9.1- O Sínodo de Dort
2.9.3- O Concílio de Trento. 1545 -1563
2.9.2- Confissão de Fé de Westminster
2.9.3-BENEFÍCIOS PRÁTICOS DA PERSERVERANÇA DOS SANTOS PELA GRAÇA NA VIDA DA IGREJA HOJE
3.1 – Gratidão
3.2- Segurança de Salvação PELA GRAÇA
3.3- Conforto nas Provações.
3.4- Santidade
BASE DOUTRINÁRIA DA PERSEVERANÇA DOS SANTOS SALVOS PELA GRAÇA
No presente capítulo, apresentaremos de forma resumida a doutrina da Perseverança dos Santos, através da definição dos termos: “Perseverança” e “Santos”, veremos o sentido que empregaremos em nosso trabalho, pela exposição do texto de Romanos 8.31-39, faremos a apresentação da base bíblica da doutrina e culminaremos então com os resultados práticos da doutrina na vida da Igreja Hoje.
1.1- Definição de termos:
As palavras que formam esta frase “Perseverança dos Santos salvos pela graça”, expressam o sentido desta doutrina do ponto de vista teológico . O nome desta doutrina é dado pela maioria dos escritores como “Perseverança dos Santos”. Para alguns, este título justifica o ponto de vista teológico, de modo melhor. Embora, outros escritores preferem dar a esta doutrina outros nomes como: “Segurança Eterna”, “Preservação”, “Segurança dos Crentes”. Outros, preferem desenvolver o assunto, respondendo à pergunta: “ É possível o crente salvo pela graça poderá perder a salvação?”.
A maioria dos teólogos entendem que o título “Perseverança dos Santos” é melhor.
O termo “perseverança” vem do grego “upomoné”, que significa: permanecer, resistir, constância. Esse vocábulo grego denota a resistência paciente, sob circunstâncias adversas, com base na idéia de alguém que leva aos ombros uma carga pesada, mas da qual não desiste. Sugere a disposição para continuar, em face da esperança de algum galardão ou prêmio que fora prometido”.(CHAMPLIM,1997,P.246).
Na presente monografia a frase estará sendo empregada no sentido de que aquele que foi alcançado pela graça de Deus, permanece firme pela fé em Cristo, desde o momento da conversão, até a Segunda volta de Cristo, quando se dará sua glorificação. É o momento em que o crente transpõe os umbrais da eternidade com o Senhor Jesus Cristo.
O termo “Santos” não poderia designar outros, senão aqueles que não são santos porque creram, mas porque foram separados desde a eternidade para a salvação, manifestada em Cristo, na “plenitude dos tempos”. (Ef. 1.10).
A doutrina da “Perseverança dos Santos” tem o sentido de que aqueles que foram chamados e regenerados pelo Espírito Santo, justificado por Deus. Estes sim, são santificados por Deus, para o Seu uso e para a Sua glória. Hão de ser glorificados porque o Espírito Santo estará continuamente operando em seus corações. Foi isto que Paulo afirmou ao dizer: “E aos que predestinou, a esses também chamou (pela pregação: “e assim a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo.”) a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.(Rom. 8:30; 10:17). Os santos aos quais
...