TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papa Bento XVI

Monografias: Papa Bento XVI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

O papa emérito Bento XVI rejeitou as pressões dos cardeais conservadores que pediram a ele que se posicionasse contra a política de abertura do papa Francisco no sínodo sobre a família, revelou neste domingo o jornal italiano La Repubblica.

Desde a sua renúncia, em fevereiro de 2013, Joseph Ratzinger mora em um antigo mosteiro no Vaticano, onde se dedica a orações, à leitura e a escrever.

saiba maisPapa Francisco beatifica Paulo VI durante missa no Vaticano

Vaticano não cita gays em texto final do Sínodo dos Bispos

"Eu não sou o Papa, não se dirijam a mim", teria dito o papa emérito a cardeais que foram procurá-lo em segredo para pedir que protestasse contra a política de Francisco.

Depois, ele amistosamente enviou uma mensagem ao pontífice argentino para oferecer a sua ajuda teológica.

"Quando Bento XVI se manifesta, sempre é para apoiar Francisco", destacaram esses 'atentos observadores' citados pelo La Repubblica.

De acordo com fontes do Vaticano, o papa emérito, de perfil conservador, recusa-se a ser usado contra seu successor.

O papa Francisco beatificou neste domingo (19) Paulo VI durante missa na Praça de São Pedro no Vaticano, assistida por dezenas de milhares de pessoas.

Depois do ritual pedido de beatificação apresentado ao papa pelo bispo de Brescia, Luciano Monari, Francisco pronunciou a fórmula em latim que declarava beato o pontífice que encerrou o Concílio Vaticano II, conferências que buscaram modernizar a Igreja e atrair os cristãos realizadas entre 1962 e 1965, e que assinou importantes encíclicas como a "Humanae Vitae".

Francisco disse que "a partir de agora o papa Paulo VI será chamado beato e sua festa se realizará, nos lugares e segundo as regras estabelecidas, em 26 de setembro de cada ano".

A cerimônia eucarística começou com a leitura da biografia do papa Paulo VI pelo postulador da causa de beatificação, Antonio Marrazzo.

Freira mostra relíquias de Paulo VI

(Foto: Tony Gentile/Reuters)

O papa emérito Bento XVI assistiu à beatificação, pois foi Paulo VI que o nomeou cardeal, e foi cumprimentado por Francisco logo na chegada.

Os participantes do Sínodo da família, encerrado ontem, participaram da cerimônia.

O milagre atribuído à Paulo VI, e que o permitiu ser beatificado, é a cura de um feto diagnosticado com graves problema cerebrais no início da década de 1990 na Califórnia. A mãe se recusou a abortar e rezou para o papa para salvar a criança, que nasceu saudável.

No altar foi exposta a camiseta ensanguentada de Paulo VI, depois do atentado, em 1970, quando um pintor boliviano o apunhalou duas vezes na chegada ao aeroporto de Manila.

Em abril deste ano, o Papa Francisco canonizou João XXIII (1958-1963) e João Paulo II (1978-2005).

Sínodo dos Bispos

Durante sua homilia, Francisco afirmou que o Sínodo, que debateu durante duas semanas temas relacionados à família, 'foi uma grande experiência' vivida com 'colegialidade'.

O papa argentino acrescentou que nestes dias os participantes da assembleia dos bispos sentiram "a força do Espírito Santo que guia e renova sem cessar à Igreja, chamada, com premência, a assumir as feridas abertas e a devolver a esperança a tantas pessoas que a perderam".

Por isso, Francisco deu graças a Deus "pelo dom deste Sínodo e pelo espírito construtivo com que todos colaboraram".

"Que o Espírito Santo que, nestes dias intensos, nos concedeu trabalhar generosamente com verdadeira liberdade e humilde criatividade, acompanhe agora, nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com