Plano De Aula De Ensino Religioso
Pesquisas Acadêmicas: Plano De Aula De Ensino Religioso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maragil74 • 28/10/2014 • 654 Palavras (3 Páginas) • 2.748 Visualizações
PLANO DE AULA
TEMA: DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: Vivendo a diferença
DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO
ANO: 6º ano
TEMPO ESTIMADO: 4 horas/aulas
OBJETIVOS:
• Desenvolver competências sociais nos alunos, a saber: afetividade, auto-estima, igualdade, solidariedade e prestatividade entre seus colegas;
• Exercitar com os alunos a igualdade mesmo na diferença;
• Favorecer no ambiente escolar a mudança de atitude preconceituosa e discriminatória;
• Estimular o respeito pelas diferenças;
CONTEÚDOS
• Valorização de si mesmo e do outro;
• Respeito à diversidade e à diferença;
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
Leia com os alunos o livro de Ana Maria Machado “Menina Bonita do Laço de Fita”, o livro conta a história de uma menina negra amiga de um coelhinho branco, e coloca em debate diverso aspectos relacionados à questão racial, debate este que abre leque para a superação do racismo e da busca por uma sociedade mais justa, mais igual e mais solidária.
Após a leitura do livro proposto, peça aos alunos que permaneçam sentados em seus lugares, escreve no quadro a palavra Diferença e peça que digam qual a primeira coisa que lhes vem à cabeça quando escutam esta palavra e a partir da história do livro.
A primeira ação proposta está em promover as diferenças sem deixar que estas sejam motivos de discriminação e preconceito.
2ª Etapa
Escreva as contribuições dadas pelos alunos em volta da palavra diferença.
Proponha aos alunos um debate, explicando que todos nós somos diferentes, que não existe ninguém igual a ninguém.
Ressalte aos alunos que nada justifica o desrespeito ou o preconceito entre os seres humanos, peça para que eles escrevam sobre a amizade vista na história entre a menina e o coelho e pergunte pra cada um, o que acha daquela amizade, e mais, se eles vêm algo de errado entre os dois.
3ª Etapa
Peça aos alunos que desenvolvam uma atividade na qual cada um irá valorizar as coisas boas que todo mundo tem, faça um sorteio com o nome de cada um e peça para que eles ressaltem a beleza que eles vêm no colega sorteado, isto através de desenhos.
Para motivação entre o grupo cole os desenhos no mural da classe.
Peça para que um por um se levante e diga se concorda e o que sentiu ao saber o que o colega fala dele.
Incentive aos alunos que presenteie seus colegas com a obra desenhada, dando-lhe um abraço.
A segunda e a terceira ação nos propõem a ampliar a percepção sobre o racismo, desconstruindo fatos relacionados às raças e etnias.
4ª Etapa
Pergunte aos alunos se alguém já ouviu
...