Plena Atenção Veneravel Ajahn Sumedho
Por: NELSONSEAGULL • 18/3/2021 • Artigo • 20.560 Palavras (83 Páginas) • 158 Visualizações
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Plena Aten~~o
Caminho para a imortalidade
Ensinamentos sobre medita~~o
Vener~vel Ajahn Sumedho
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Agradecimentos
Claro que em primeiro lugar tenho de agradecer a Luang Por Sumedho por ter realizado o caminho sem o qual nada disto seria possivel. Obrigado Luang Por por ser o 'Graal', portador da verdade, que alberga em si os seres que praticam o desapego e a liberta~~o das correntes da vida.
Os meus particulares agradecimentos a Helena Gallis e Maria Ferreira da Silva pela sua indispens~vel ajuda na correc~~o desta tradu~~o.
Que o fruto do vosso caminho seja a total liberta~~o.
Appamādo
As publica~~es de Amar~vati s~o para distribui~~o gratuita. Na maioria dos casos, isto ~ possivel gra~as a doa~~es, de individuos ou grupos, feitas especificamente para que as publica~~es dos ensinamentos do Buddha possam estar disponiveis de forma gratuita.
Traduzido por Samanera Appam~do
Tradu~~o autorizada da edi~~o inglesa:
Mind/ulness: The Path to the deathless
© Amaravati Publications 1987
Amaravati Buddhist Monastery
Great Gaddesden, Hemel Hempstead
Hertfordshire HP1 3BZ
England, United Kingdom
Conte(dos
Introdu~~o | 7 |
Uma nota antes de come~ar | 8 |
Investiga~~o | |
O que ~ Medita~~o? | 9 |
Instru~~o | |
Observando a respira~~o (Ānāpānasati) | 15 |
0 mantra 'Buddha' | 17 |
Esfor~o e Relaxamento | 20 |
Caminhando Atentamente (Jongrom) | 24 |
Amor Incondicional (Mettā) | 26 |
Plena Aten~~o no Trivial | 29 |
Ouvir o pensamento | 31 |
Os obst~culos e a sua cessa~~o | 35 |
Vazio e forma | 38 |
Vigil~ncia Interior | 41 |
Reflex~o | |
A necessidade de Sabedoria no Mundo | 44 |
Ref(gios e Preceitos | 51 |
Introdu~~o
O objectivo deste livro ~ proporcionar uma instru~~o clara e uma reflex~o sobre medita~~o budista, tal como ~ ensinada por Ajahn Sumedho, um bhikkhu (monge) da tradi~~o Theravada. Os capitulos seguintes foram editados a partir de palestras maiores que Ajahn Sumedho deu a meditadores, como uma abordagem pr~tica a sabedoria do Budismo. Esta sabedoria ~ tamb~m conhecida como Dhamma ou 'a forma como as coisas s~o'.
Somos convidados a usar este livro como um manual, passo-a-passo. O primeiro capitulo tenta apresentar a pr~tica do Budismo de uma maneira geral clara e as sec~~es subsequentes podem ser tomadas uma a uma e seguidas de um periodo de medita~~o. O terceiro capitulo ~ uma reflex~o acerca da compreens~o que se desenvolve atrav~s da medita~~o. O livro termina com a forma de tomar os Refúgios e os Preceitos o que redimensiona a pr~tica da medita~~o dentro do contexto mais abrangente do trabalho a ter com a mente. Estes podem ser pedidos formalmente a budistas ordenados (Saṅgha) ou serem assumidos pessoalmente. Eles constituem os pressupostos atrav~s dos quais os valores espirituais s~o trazidos ao mundo.
A primeira edi~~o deste livro, em ingl~s, (2000 cópias) foi impressa em 1985 aquando da abertura do Centro Budista Amaravati - esgotaram-se, na altura, rapidamente os 'stocks'. 0 livro foi muito apreciado e algumas pessoas ofereceram-se para ajudar a patrocinar uma nova impress~o; desta forma fizemos uma revis~o mais meticulosa do que aquela que tinha antes sido possivel realizar e adicion~mos algum design para melhorar o livro como um todo; a parte disso o texto manteve-se. Como este livro foi inteiramente produzido atrav~s de contribui~~es volunt~rias e ac~~es de servi~o ao Dhamma, ~ pedido aos leitores que respeitem esta oferenda, mantendo-a disponivel de forma gratuita.
Possam todos os seres realizar a Verdade. Vener~vel Succito
Centro Budista Amaravati
Maio 1986
Antes de come~ar
A maior parte destas instru~~es podem ser levadas a cabo quer estejamos sentados, de p~ ou a andar. Contudo, a t~cnica da Plena Aten~~o da respira~~o (ānāpānasati) mencionada nos primeiros capitulos ~ geralmente realizada na postura de sentado, uma vez que aquela ~ potencializada quando realizada num estado fisico de quietude e estabilidade. Para este estado a ~nfase ~ em sentarmo-nos de forma a que a coluna esteja erecta mas n~o em esfor~o, com o pesco~o alinhado com a coluna e a cabe~a em equilibrio de forma a n~o pender para a frente. Muitas pessoas acham que a postura de Lotus de pernas cruzadas (sentados numa almofada ou num tapete, com um ou ambos os p~s colocados na coxa oposta, com as solas para cima) confere um equilibrio ideal entre esfor~o e estabilidade - ap~s alguns meses de pr~tica. E bom treinarmo-nos gentilmente nesta direc~~o, um pouco de cada vez. Uma cadeira de costas direitas pode ser usada se esta postura for muito dificil.
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