Principais Funções De Um Pastor
Trabalho Universitário: Principais Funções De Um Pastor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 19651993 • 17/10/2014 • 652 Palavras (3 Páginas) • 1.813 Visualizações
Principais funções de um pastor
As atribuições do oficio pastoral estão intimamente relacionadas a razão de ser da igreja. Esta, por sua vez, está relacionada a sua tríplice missão de prover bem estar, segurança e comunhão ao rebanho de Deus, tarefa executada em favor dos santos; evangelizar, tarefa executada a favor dos perdidos deste mundo. Nesta direção, faremos as atribuições do pastor a partir do cuidado do rebanho das obrigações litúrgicas, da ação missionária e administração.
Cuidado do rebanho
O pastor da igreja deve se dedicar ao trabalho de prover alimento, proteção, orientação, disciplina, e etc. Basicamente, estes são os fatores que constituem o trabalho pastoral no que diz respeito ou cuidado do rebanho.
• Provedor: Como provedor de alimento, o pastor deve se esmerar em conhecer as escrituras e os meios de transmitir seus ensinos ao rebanho de Deus, afim de que tenham saúde e vigor espiritual.
• Proteção: Além da proteção contra o ensino fraudulenta dos falsos mestres, devem constituir ato pastoral o cuidado com a exposição do rebanho ao materialismo à carnalidade e a falsa ciência ( 1 TM 6:20).
• Orientação: este é outro importante fator do cuidado que o pastor deve ter com o rebanho. O ministro deve estar equipado com conhecimento e bons métodos para o trabalho do aconselhamento coletivo, através do ensino sistemático e regular dos ensinos bíblicos para classes especificas ou para a igreja toda, ou o trabalho particular do gabinete.
• O aconselhamento é uma das mais importantes tarefas do oficio pastoral. Quando um indivíduo em conflitos ou em vias de uma decisão importante procura o pastor para um concelho, é a Deus que espera ouvir; assim, o postulante deve se preparar para este mister.
• Disciplina: O interesse por traz de toda disciplina deve ser sempre a manutenção do bem estar de todo o rebanho. E do pastor a responsabilidade de trabalhar pela manutenção da ordem moral e espiritual da igreja.
• Como líder de uma organização que tem entre suas tarefas a adoração a Deus, compete ao pastor organizar e dirigir os serviços tanto congregacionais como nos cultos públicos quanto os ritos específicos como batismo, casamento ou oficio fúnebre.
• Obrigações litúrgicas: O pastor, pelo seu chamado, preparo (intelectual, moral e espiritual) e consagração é o portador da autoridade espiritual, para ministração e validação do culto público das ordenanças e demais ofícios rituais. E o sacerdote quando conduz com o rebanho à adoração profeta quando prega a palavra de Deus ao povo.
• A visão e a consciência missionária: O pastor cristão deve ser um missionário, alguém que motive, treine e desenvolva métodos para viabilizar a ação missionaria seja através do envio, intercessão, ou contribuição financeira. Um candidato que nutra interesse pelo evangelismo e missões devera reexaminar suas reais motivações para o ingresso no ministério. Um homem ou mulher, chamados para um ministério, voltara suas vistas para onde Deus olhar: o coração do perdido e este está em todos
...