RESUMO VIVENCIA CRSITA
Ensaios: RESUMO VIVENCIA CRSITA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michellydantas • 16/1/2014 • 2.538 Palavras (11 Páginas) • 9.176 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
VIVÊNCIA CRISTÃ
AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 1
1. O que é a Vivência Cristã?
R: É a arte de viver diariamente tendo como padrão ou referência a vida de Cristo. É a pratica diária do aprimoriamente do cristão em direção ao alvo estabelecido por Deus. Para aquele que o amam.
2. Qual a diferença entre Caráter e Personalidade?
R: o Caráter na psicologia é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada individuo, esta qualidade, é inerante somente a uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta, sua índole, sua natureza e temperamento. Personalidade é aquilo que distingue um individuo de outros indivíduos, ou seja , o conjunto de caraterísticas psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.o termo deriva do grego persona, com significado de mascara, designava a personagem representada pelos atores teatrais no palco.
3. Qual o papel da Palavra na formação do caráter e da personalidade cristã?
R: Ela influencia profundamente o nosso ser quando nos repreende, nos corrige, nos instrui na justiça. Ela influencia no nosso fazer, porque nos aperfeiçoa e nos prepara de forma perfeita para o exercício das boas obras.
4. Qual o papel do Espirito na formação do caráter e da personalidade cristã?
R: Revelar a verdade as pessoas e nos capacitar para fazer a vontade de Deus, também nos da poder para realizar o nosso ministério e nos ajuda a ser, saber e fazer o que Deus deseja.
5. O que é Conhecimento?
R: É o ter um relacionamento intimo com Deus conhecendo-o profundamente e não apenas acumular informações sobre Ele.
6. Como crescer e porque crescer no conhecimento de Deus?
R: Desde o instante que aceitamos a Jesus começamos a crescer, e para crescer é preciso ter um relacionamento com Deus, aprender a sua palavra investir no seu tempo com ele, precisamos nos abrir, falar com Deus para assim possamos conhecê-lo a cada dia melhor e entender o seu querer para finalmente realizarmos a sua vontade.
7. Como a palavra produz na vida cristã o conhecimento de Deus?
R: Ler a Bíblia é imprescindível para a nossa formação cristã na formação do nosso caráter e da nossa personalidade, quando lemos a palavra somos tratado e esta tratamento começa a partir do momento que começamos a ler, estudar e meditar nos ensinamentos.
8. Cite as quatro formas para o crescimento no conhecimento da Palavra. O que é Meditação?
R: Leitura, estudo, meditação e memorização. Meditação é viajar, mergulhar com o Espirito Santo de Deus por caminhos as vezes nunca percorridos por falta de tempo ou por alguém.
9. O que é a oração e como ela gera o conhecimento de Deus na vida cristã?
R: É uma relação, uma conversa, ou ato de reconhecimento e louvor diante de um ser transcendente ou divino. A oração nos aproxima de Deus e em nossas vidas precisa ser como alimento, o alimento espiritual, e através dela ouvimos a voz de do Pai, nos relacionamos com ele nos entregando a sua vontade.
10. Como aplicar a minha vida diária os elementos básicos para crescer no conhecimento de Deus?
R: Precisamos tirar um tempo para ler a Palavra de Deus, orar , meditar e guarda-la em nosso coração, sempre orando, buscando a sua presença e nos alimentando da sua Palavra que é vida para nosso espirito.
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
VIVÊNCIA CRISTÃ
AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 2
1. Sob quais condições a vida cristã na Igreja atrai para esta os membros de uma comunidade?
R: o cristão deve ser um referencial para aqueles que o cercam, não somente falando , mas sim praticando a vontade de Deus. Dessa forma ele consegue atrair os membros da comunidade para a presença de Deus.
2. Quais são os inimigos do bom relacionamento? Explique 3 deles.
R: São, espirito de critica, intolerância, sofisticação suspeita, cinismo, preconceito, reações rancorosas, orgulho, atitude de rejeição e atitude fechada ou inacessível.
Suspeita: é estar sempre desconfiando nas situações, suspeitar o mal em tudo.
Espirito de critica: é nunca se satisfazer com o que o outro faz ou diga e sempre reprova-lo de alguma forma.
Reações rancorosas: é guardar magoas e agir com raiva diante de uma situação.
3. De que forma a família segundo o padrão bíblico tem sido descaracterizado pelo mundo de hoje?
R: A família tem sido alvo de ataques sistematizado pelas forças das trevas. A falta de comunhão, intercessão, cooperação, confiança e respeito, são algumas das diversas formas que descaracterizam a família segundo os padrões bíblicos, nos dias de hoje.
4. Quais são as áreas especificas dos relacionamentos familiares citadas por Paulo entre os requisitos para o exercício do ministério do bispo e diácono?
R: Paulo fala especificamente sobre o relacionamento matrimonial e fraternal, e com base nesses, ele fala do respeito e da administração do lar. Marido de uma só mulher ... que governe bem a sua própria casa e seus filhos.... 1TM 3.2.
5. Quais as diferenças e semelhanças da cobertura da autoridade civil e espiritual?
R: A autoridade civil esta ligada a nossa vida secular e a sua cobertura visa os direitos e deveres do cidadão diante do seu relacionamento com a politica e com as autoridades. Diferente da cobertura civil, a cobertura da autoridade eclesiástica é uma cobertura espiritual, ou seja, divina. As semelhanças estão em que ambas oferecem aos cidadãos o bem estar( físico e espiritual), segurança e aducação, entre outras coisas. Em ambas , o cidadão deve se sujeitar e ser obediente.
6. Quais são os deveres dos cristãos em relação as autoridades civis?
R: Paulo nos ensina que é dever do cristão orar pelas autoridades.
...